No último dia 28 de junho, milhões de contribuintes brasileiros foram contemplados no 2º lote da restituição do Imposto de Renda (IR). Assim, este lote beneficiou mais de 5,7 milhões de pessoas, distribuindo aproximadamente R$ 8,5 bilhões, valores estes que estavam sob administração da Receita Federal.
Sendo assim, saiba mais informações sobre o perfil dos contribuintes que receberam suas restituições nessa leva e confira quando ocorrerá o pagamento do 3º lote. Continue a leitura!
Quem foram os beneficiados neste lote da restituição do IR?
O pagamento da restituição do IR ocorre de acordo com os grupos prioritários definidos pelo Fisco. Entre eles, estão:
– 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos;
– 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
– 66.287 com alguma deficiência física, mental ou enfrentando moléstia grave;
– 459.444 contribuintes cuja principal fonte de renda provém do magistério;
– 3.812.767 contribuintes que, apesar de não terem prioridade legal, optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber via PIX;
– 252.738 contribuintes do Rio Grande do Sul com prioridade legal.
Como realizar a consulta, afinal?
Para verificar se o contribuinte foi um dos beneficiados com a restituição do IR nesta fase, a Receita Federal disponibiliza ferramentas de consulta bastante acessíveis. Os contribuintes podem utilizar o site ‘Meu Imposto de Renda’, em que, munidos de CPF, data de nascimento e uma senha pessoal, é possível conferir sua situação.
Além do site, existe também um aplicativo homônimo disponível para Android e iOS, garantindo praticidade na consulta.
Se o nome não estava na lista deste segundo lote, não há motivo para preocupações imediatas. Está previsto para o dia 31 de julho a liberação de um terceiro lote de restituições. Como geralmente acontece, a consulta para saber se será contemplado poderá ser feita a partir do dia 24 de julho, seguindo o padrão de uma semana de antecedência adotado pela Receita Federal.
Fonte: www.seucreditodigital.com.br / Postado em 07/07/2024 19:00