Trabalhar no caixa de um supermercado é um trabalho desafiador, longe de ser tranquilo. Além de lidar com sistemas de computador, esses profissionais têm contato direto com os clientes, o que pode ser uma das partes mais complexas de sua função. Enfrentam temperamentos exaltados, falta de paciência e problemas com produtos, entre outros desafios.
No entanto, esse trabalho envolve mais do que isso, e há muitos aspectos que você provavelmente desconhece. A seguir conheça 6 segredos dos caixas de supermercado, raramente divulgados. Confira!
Segredos que talvez você não saiba sobre caixas de supermercado
1. Metas de desempenho
Surpreendentemente, alguns supermercados estabelecem metas para seus caixas. Essas metas podem incluir a obtenção de mais números de CPF nas notas fiscais e o registro de compras de alto valor.
2. Itens caros ao alcance dos olhos
Agora, você já notou que bebidas, cigarros e produtos de beleza caros ou importados geralmente estão próximos ao caixa e, muitas vezes, até mesmo protegidos por cadeados? Esses itens estão estrategicamente posicionados para ficarem visíveis aos caixas, pois são os funcionários que permanecem em seus postos dentro da loja. Dado o seu alto valor, requerem uma supervisão mais rigorosa.
3. Produtos baratos fora do campo de visão dos clientes
Por outro lado, produtos mais baratos são geralmente dispostos para não chamar a atenção dos clientes. Os supermercados fazem isso porque os consumidores tendem a se concentrar em produtos mais caros e acessíveis. Isso facilita a compra direta, economizando tempo para os clientes.
4. Itens estrategicamente colocados no caixa
Certamente você já percebeu que o caixa sempre exibe balas, chocolates e outros produtos tentadores para compras impulsivas. Se esses itens estivessem localizados em outra parte da loja, muitas vezes passaríamos despercebidos por eles. No entanto, quando estão disponíveis na hora do pagamento, a tentação de adquiri-los aumenta consideravelmente.
5. Compensação de promoções
Aqui está um segredo que pode surpreender você: quando um item está em promoção, é provável que outro produto relacionado tenha seu preço aumentado. Como resultado, isso equilibra as margens de lucro e é algo que os caixas estão cientes.
6. Treinamento em Atendimento ao Cliente
Por último, mas não menos importante, todos sabemos que lidar com o público não é tarefa fácil, como mencionado anteriormente. Assim, os caixas passam por treinamentos específicos para garantir paciência, simpatia e um comportamento cordial com os clientes do supermercado.
Fonte: www.editalconcursosbrasil.com.br / Publicado 14/09/2023 às 19:23