Com o avanço imparável do sistema Pix, o tradicional método de transferência DOC (Documento de Ordem de Crédito) tem experimentado uma queda constante em sua popularidade. O sucesso meteórico do Pix é notável, com mais de 24 bilhões de transações registradas apenas em 2022, deixando o DOC à sombra.
Devido a essa evolução impressionante do Pix, muitos bancos de renome no Brasil estão gradualmente eliminando o serviço DOC. O Banco do Brasil optou por acelerar esse processo e anunciou que encerrará esse serviço já em outubro deste ano.
Anteriormente, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já havia estabelecido uma data-limite, 29 de fevereiro de 2024, para a descontinuidade do DOC em todo o país.
Encerramento do Banco do Brasil
O Banco do Brasil já comunicou a seus clientes sobre o encerramento iminente desse serviço. Segundo as informações divulgadas, os prazos para envio e recebimento de DOC serão os seguintes:
– Para pessoas físicas, o prazo para envio e agendamento de DOC será estendido até 15 de outubro de 2023.
– Para pessoas jurídicas, o grupo de empresas terá até 15 de janeiro de 2024 para enviar e programar seus DOCs.
– Conforme anunciado pela Febraban, em 29 de fevereiro de 2024, todos os sistemas de recebimento e processamento do DOC serão encerrados definitivamente no Brasil.
Outros bancos
O cenário no setor bancário está em plena transformação para se adequar ao novo ambiente digital. O Santander, por exemplo, já encerrou sua função DOC em 31 de agosto. Enquanto isso, o Itaú interrompeu esse serviço para pessoas físicas em janeiro de 2023.
A Caixa Econômica Federal confirmou que cumprirá o prazo estipulado pela Febraban, encerrando a emissão de DOC em 1º de março de 2024. Além disso, o Bradesco também aderiu ao cronograma proposto pela federação.
Fonte: www.canalconsultapublica.com.br/ Postado em 21/09/2023 10:31