A partir de agora, beneficiários de aposentadoria, pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem solicitar a certidão para saque do PIS/PASEP e do FGTS diretamente pelo Meu INSS. O novo procedimento oferece uma forma mais prática e rápida de obter o documento, facilitando o acesso aos recursos.
Como funciona o processo de solicitação online
Para acessar a certidão de saque, o usuário precisa entrar no portal Meu INSS utilizando sua senha do Gov.br. Dentro do sistema, deve selecionar o serviço “Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS”. Se o documento estiver disponível no sistema, o usuário poderá salvar o arquivo em seu computador e imprimir imediatamente. No caso de a certidão ainda não estar disponível, o sistema automaticamente fará a solicitação, permitindo ao usuário acompanhar o pedido. Em até sete dias, o documento será liberado para impressão.
Solicitação de certidão pelo telefone 135 ainda é uma opção
Embora o acesso ao documento esteja mais simplificado com a plataforma online, o serviço de solicitação pela Central 135 continuará disponível. Quem optar por pedir a certidão por telefone receberá o documento em casa, via correios, com um prazo de entrega de cerca de 20 dias. A diferença é que, agora, além de receber pelo correio, o beneficiário também poderá acessar o documento digitalmente pelo Meu INSS em até sete dias após a solicitação pelo 135.
Fonte: www.mixvale.com.br / Publicado em 31 de agosto de 2024