A disparada nas tentativas de fraudes bateu um recorde em agosto. Segundo a Serasa Experian, os brasileiros são alvo de um ataque a cada três segundos.
No levantamento, a Serasa registrou 924 mil investidas criminosas em agosto –o maior resultado observado neste ano e um crescimento de quase 20% na comparação com o mês anterior.
Apesar de São Paulo registrar o maior volume, de 266 mil ataques mal sucedidos, proporcionalmente, o Distrito Federal é o campeão, considerando a média de ataques por habitantes (cerca de 7.000 por milhão). O estado é seguido por Santa Catarina (5.984), Paraná (5.767), Mato Grosso (5.735) e São Paulo (5.625).
O alvo dos fraudadores foi, sobretudo, o setor bancário, que concentrou mais da metade das investidas. Logo em seguida aparecem serviços (27%), setor financeiro (16,7%), varejo (3%) e telefonia (1,3%).
Para a Serasa Experian, o patamar elevado do indicador ao longo do ano pode ser atribuído a fatores como o crescimento das atividades online e a falta de conhecimento e informação dos consumidores.
Entre os clientes que foram enganados em agosto, a maior fatia, de 36%, tinha entre 36 e 50 anos.
Fonte: Folha de S. Paulo / www.contec.org.br / Postado em 10 de novembro de 2023