NOTÍCIAS
Home Notícias Saúde Cãibras no verão: veja por que elas aparecem e como evitá-las nesse período

Cãibras no verão: veja por que elas aparecem e como evitá-las nesse período

Quais são as causas do aumento das contrações musculares durante o verão? Venha conferir a explicação dos especialistas.

O desconforto causado por uma cãibra é intenso, ainda mais quando ela se faz presente durante o sono. As cãibras são contrações involuntárias dos músculos que acontecem após um exercício ou quando aquela necessidade de se espreguiçar vem. O que deveria ser relaxante pode dar início a um verdadeiro pesadelo.

Poucas pessoas sabem, mas esse desconforto pode ser mais recorrente no verão. Por quê? A especialista e fisioterapeuta Walkyria Fernandes explica que as cãibras podem aparecer mais em dias mais quentes por um motivo muito específico: a desidratação provocada pelo calor intenso.

A explicação científica se relaciona ao maior volume de suor que o nosso corpo libera quando está sob a pressão da alta temperatura. O suor solta minerais e eletrolíticos responsáveis por regular as funções dos nervos e músculos. O sódio perdido durante a transpiração excessiva faz aumentar a incidência de cãibras, segundo a fisioterapeuta.

Como escapar e acalmar as cãibras?

Outras causas, além da desidratação, levam às contrações involuntárias dos músculos, como a má circulação do sangue, anemia, insuficiência renal, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais, doenças na tiroide e gravidez. É importante você entender seu corpo para procurar um atendimento médico, se houver necessidade.

Caso o problema tenha sido pontual, a especialista recomenda beber bastante água e fazer exercícios regularmente. Quando for praticar alguma atividade desse tipo, é importante aquecer os músculos de alguma forma antes, afinal de contas, o sedentarismo ajuda no aparecimento de dores diversas.

E na hora da dor intensa?

“Podemos tentar aliviar a dor alongando o músculo contraído de uma forma bem progressiva e tranquila, sem forçar muito, mas devolvendo ao posicionamento natural até que a tensão do local vá embora e o músculo volte à posição”, disse Fernandes.

Alimentação é fundamental

O conselho da nutricionista é consumir muita água e uma dieta balanceada com frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas e sais minerais. As vitaminas B1 e B6 são fundamentais e estão presentes nas castanhas, carnes vermelhas, cereais integrais, feijão etc. O magnésio também é importante.

Você pode encontrá-lo em alimentos como abacate, semente de abóbora, chocolate amargo e em oleaginosas. O potássio é um famoso inibidor de cãibras e está presente na banana, castanhas, batata-doce, folhas verdes mais escuras e na beterraba.

Fonte: www.capitalist.com.br / Publicado em  03/02/2023 às 10:32

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.