Começa nesta segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, que provoca a gripe. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a primeira etapa é destinada a idosos e trabalhadores da área da saúde. A meta é imunizar, de 23 de março a 22 de maio, pelo menos 1,8 milhão de pessoas no estado.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que, por determinação do Ministério da Saúde, a vacinação não será realizada nas salas das unidades de saúde, mas sim em postos alternativos, que sejam arejados e amplos (veja locais acima). A decisão foi tomada, segundo a secretaria, para evitar a aglomeração de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com a SMS, estão suspensas, temporariamente, as vacinas de rotina e a campanha de vacinação contra o sarampo, por determinação do Ministério da Saúde. A medida deve valer para todas as unidades de saúde até o dia 16 de abril.
A campanha contra o vírus influenza foi antecipada por determinação do Ministério da Saúde.
Nesta primeira fase, devem ser vacinadas mais de 170 mil pessoas. Os idosos – acima de 60 anos – e os trabalhadores da saúde são considerados público prioritário, pois estão mais expostos ao vírus. Para se vacinar é necessário apresentar o documento pessoal e o cartão de vacinação.
Cronograma de vacinação:
De 23/03 a 15/04 – Idosos e trabalhadores da saúde;
De 16/04 a 08/05 – Professores, trabalhadores da segurança e pessoas com doenças crônicas;
Dia D, 9 de maio – Todos os grupos prioritários;
De 09/05 a 22/05 – Gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade
Vacinação contra sarampo suspensa
De acordo com a SMS, está suspensa a campanha de vacinação contra o sarampo, assim como a de vacinação de rotina, temporariamente, por determinação do Ministério da Saúde. A medida deve valer para todas as unidades de saúde até o dia 16 de abril.
A decisão foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o novo planejamento dos novos locais de vacinação
Fonte: G1 Goiás / Postado em 22/03/2020 19h33