A CONTEC concluiu neste sábado (31), o intenso processo de negociação com a FENABAN , iniciado dia 26.06.2024 da Campanha Salarial dos Bancários de 2024, com ganhos relevantes em diferentes áreas para todos os trabalhadores(as) do sistema financeiro. A proposta final contempla um reajustamento salarial de 4,64%( salários e benefícios), com a inflação projetada para o período e ainda, ganho real de 0,6% para 2025.
Ainda neste ano, a Mesa de Negociação chegou ao acordo de reajustamento de 15% para o piso salarial de trabalhadores de apoio. Além disso, o reajuste de 8% para a cláusula que envolve a requalificação profissional e a manutenção completa das cláusulas preexistentes do acordo de que está encerrando neste sábado, 31 de Agosto.
“Nós passamos os últimos meses mergulhados em reuniões, debates e negociações de extrema relevância para a categoria. De forma que nós entendemos que foi uma conquista razoável, não foi uma conquista excelente, mas foi a conquista possível dentro das condições que encontramos nas mesas de negociação. Conseguimos a reposição das perdas do período, projetando um ganho real para 2025 de 0,6%. Agradecemos o empenho da categoria profissional, das nossas assessorias jurídicas, econômicas e de comunicação e esperamos que a proposta seja aprovada em assembleia nos próximos dias,” concluiu o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.
Outros pontos importantes que foram conquistados durante o período de negociações:
– Pagamento da antecipação da PLR 2024 no mês de setembro
– Reposição integral da inflação para todos os bancários
– Antecipação do 13º auxílio cesta alimentação de 2024 para outubro
– Inclusão de novas cláusulas sociais como assédio moral, igualdade salarial entre mulheres e homens, abono de ausência para empregado com deficiência e promoção da diversidade, incluindo LGBTQIA+
– Manutenção dos benefícios previstos em normas coletivas, que se destacam como o conjunto mais completo dentre todas as categorias do Brasil, como a gratificação de função que é de 55% (50% no RS).
ORIENTAÇÃO
A CONTEC recomenda que a proposta apresentada pela FENABAN, seja debatida e aprovadas nas Assembleias que serão realizadas dia 04 de setembro. Desta forma, podendo assinar as convenções coletivas de DATA- base, PLR e autorregulação sindical a partir desta data, bom em São Paulo-SP. E essa mesma recomendação vale também para os acordos coletivos que serão firmados com o Banco do Brasil, com a Caixa Econômica Federal e com os demais bancos com os quais a CONTEC celebra acordos coletivos de trabalho específicos.
Para mais informações, acompanhe nossos canais oficiais e participe das assembleias. É essencial que todos os bancários estejam informados e engajados neste momento decisivo para a categoria.
Fonte: www.contec.org.br / Postado em 31 de agosto de 2024