Uma clínica psiquiátrica de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, foi condenada a pagar R$ 17,5 mil a uma técnica de enfermagem que foi demitida após receber o diagnóstico de câncer de mama. Além do pagamento de multa por danos morais, a Justiça determinou que a mulher fosse recontratada pela empresa e que tivesse o plano de saúde reativado.
A sentença foi publicada no dia 27 de agosto. Em 9 de setembro, a enfermeira e a empresa firmaram um acordo, que estabeleceu o pagamento da indenização em duas parcelas.
De acordo com informações da sentença, a técnica trabalhou na clínica por quase 22 anos. Em 28 de agosto de 2023, a mulher disse que recebeu o diagnóstico de câncer de mama e que informou seu superior em seguida. No dia 14 de setembro do ano passado, ela foi demitida sem justa causa, disse a sentença.
A empresa alegou que não tinha conhecimento da doença. O g1 entrou em contato com a defesa da clínica na manhã de terça-feira (17) por e-mail e telefone, mas não recebeu o posicionamento até a última atualização desta reportagem.
A clínica foi processada por demissão discriminatória, que significa fazer o desligamento de um funcionário por sua origem, raça, cor ou por necessidade de reabilitação profissional, entre outros motivos.
De acordo com Danyelle Zago, advogada da funcionária, ela foi reintegrada ao trabalho no início do processo, mas está afastada por motivos médicos.
Fonte: G1 Goiás / Postado em 17/09/2024 11h47