NOTÍCIAS
Home Notícias Educação Começa a segunda etapa de pré-matrícula para Cmeis em Goiânia

Começa a segunda etapa de pré-matrícula para Cmeis em Goiânia

Feito só pela internet, cadastro precisa de dados do responsável e da criança. A partir do dia 17, quem conseguir vaga tem de confirmar matrícula na escola.

Começa nesta segunda-feira (9) a segunda fase de pré-matrícula para alunos novatos da rede municipal infantil de Educação, em Goiânia. O procedimento só pode ser feito pela internet e por quem não cadastrou os filhos na primeira etapa. É necessário fornecer endereço e dados pessoais do responsável e da criança.

O sistema tinha ficado aberto entre os dias 14 e 21 de dezembro. Na época, o gerente de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Divino Bueno, disse que em 2017 são oferecidas cerca de 30 mil vagas, sendo 20 mil para ensino fundamental e 10 mil para educação infantil.

A SME informou que, se o responsável não fez o cadastro em dezembro, é importante que o faça mesmo que não tenha mais vagas disponíveis. O motivo é que, caso as vagas ocupadas não sejam confirmadas, os alunos que estarão na fila de espera podem ser chamados a partir do dia 21 de janeiro.

Passo a passo

Para fazer a matrícula os responsáveis deverão acessar o site da Prefeitura de Goiânia. O cadastro se dá em quatro etapas. A primeira delas é informar o CPF da mãe, pai ou responsável. Em seguida abrirá uma página para preencher o nome completo, endereço e três telefones para contato.

Após o cadastro dos dados do responsável, abrirá uma página com os nomes das crianças vinculadas a aquele responsável, caso já tenha feito cadastro anterior. Caso a criança não esteja cadastrada, basta clicar na aba “Cadastrar Aluno”.

Ao clicar no ícone “Pré-Matrícula”, o responsável escolhe a instituição de ensino desejada. De acordo com a SME, a partir do CEP o sistema já busca as unidades educacionais mais próximas à residência do aluno. Caso haja vaga disponível na unidade, o sistema gera automaticamente um comprovante de pré-matrícula.

Depois de concluído o cadastro, os pais ou responsáveis deverão imprimir o comprovante e levá-lo entre os dia 17 e 20 de janeiro até a escola ou CMEI matriculado para que a matrícula seja validada. Na unidade deverá ser apresentada a certidão de nascimento do aluno, cartão de vacinação atualizado e um comprovante de endereço.

“É extremamente importante informar os três números de telefone, porque às vezes a secretaria precisa fazer o contato, não consegue, e o aluno acaba perdendo a vaga em determinada instituição. Ressaltamos que o processo é todo pela internet e, se houver a vaga na instituição desejada, a mesma estará garantida por meio do comprovante gerado”, ressaltou o gerente.

As aulas na rede municipal de ensino começam no dia 23 de janeiro, mas os professores já começam o planejamento pedagógico três dias antes, dia 20 de janeiro.

Foto: Pais têm de confirmar matrícula entre os dias 17 e 20 de janeiro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: Do G1 GO em 09/01/2017 07h53

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.