Começa nesta quinta-feira (11) a pré-matrícula para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) em Goiânia. Podem realizar o procedimento aqueles que já fizeram o cadastro antecipado da criança. Há quase 40 mil vagas, segundo a prefeitura.
A pré-matrícula deve ser realizada pelo site da prefeitura. Durante o processo de solicitação de vagas, os responsáveis podem escolher a unidade educacional de preferência, desde que atenda a faixa etária da criança e tenha vagas disponíveis.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), em 2024, são oferecidas 39.159 vagas no ensino infantil, sendo 17.144 para novatos. Também foram criadas mais de 4 mil vagas com a ampliação de Cmeis já existentes, inauguração de novas unidades de ensino e formalização de novos convênios para o aumento de vagas nos CEIs.
Ensino Fundamental
O cronograma de matrículas, também feito de forma online, teve início no dia 30 de novembro com a renovação de matrículas para estudantes veteranos. No dia 4 de dezembro, começou a fase de Cadastro Antecipado para os interessados em vaga na rede municipal da capital e no dia 18 de dezembro, o período de transferência para escola.
As matrículas para as escolas de Ensino Fundamental e pré-escola foram abertas na última segunda-feira (8), através do site do SME.
Informações
Veja os requisito para solicitar uma vaga:
– Fazer o Cadastro Antecipado;
– Cadastrar o CPF do candidato e do responsável;
– Informar o úmero do NIS do candidato (para as famílias cadastradas no programa bolsa família);
– Nome completo do candidato;
– Data de nascimento do candidato;
– Nome completo da mãe;
– Informar três números de telefones para contato com DDD 62.
Caso os pais ou responsáveis tenham efetivado a pré-matrícula e desejem alterar a escola ou CMEI, eles deverão comparecer à Coordenadoria Regional de Educação de sua região, para preencherem o formulário de cancelamento de vaga e posteriormente solicitarem vaga em outra instituição educacional.
Caso a data de nascimento da criança informada no cadastro ou na pré-matrícula não for a mesma data na certidão de nascimento do estudante e se mudar a etapa ou idade de atendimento, a vaga será desconsiderada. Se for fila de espera, deverá entrar para o final da fila com a idade correta.
A SME informa que deve considerar o dia 31 de março de 2024, data-base, para definir a idade da criança em qual etapa/agrupamento poderá ser atendida. Quando a vaga for disponibilizada, é importante, imprimir seu comprovante de pré-matrícula.
O prazo para confirmar a matrícula na Instituição é de dez dias úteis, a partir do dia que a vaga for disponibilizada. Para mais informações ou dúvidas os interessados podem entrar em contato pelo número (62) 3524-7370.
Fonte: G1 Goiás / Postado em 11/01/2024 12h03