Apesar de muitas pessoas sequer notarem, o que vivemos na nossa infância nos marca para sempre e pode afetar a nossa saúde mental e emocional, mesmo após atingirmos a vida adulta. Nesse aspecto, a relação com os nossos pais é especialmente fundamental para um desenvolvimento saudável.
Caso os pais tenham sido ausentes ou negligentes, seja no âmbito físico ou emocional, podemos carregar traumas que definitivamente são capazes de criar padrões comportamentais que tornam a vida ainda mais difícil. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e buscar ajuda profissional caso seja necessário.
Consequências da falta de amor na infância
Como mencionado, a falta de amor na infância pode ter consequências graves para o desenvolvimento emocional e social na vida adulta, caso não sejam devidamente tratados junto a um profissional especializado. Abaixo, confira alguns reflexos que podem ser vistos.
Ter medo de confiar nas pessoas
O medo de se abrir com os demais ou, até mesmo, de confiar nos outros pode ser um sinal de que a pessoa não recebeu amor e atenção suficientes enquanto era criança.
Assim, é comum temer ser abandonado ou decepcionado novamente, assim como acontecia no passado. Isso pode dificultar se relacionar com os outros, acabando em isolamento.
Incapacidade de impor limites
As pessoas que não receberam muita atenção quando crianças estão sempre em busca de demonstrações de carinho, pode ser muito difícil para elas dizer “não” ou estabelecer quaisquer tipos de limite, já que esses indivíduos acreditam que devam aceitar qualquer coisa em troca do amor que não receberam.
Se envolver em relações tóxicas
Por fim, mas algo que seria como um amálgama das outras consequências, é muito comum que essas pessoas se envolvam constantemente em relacionamentos tóxicos, principalmente por estarem dispostas a aceitar praticamente qualquer coisa em troca de amor.
Conclusão
Cabe ressaltar que os três tópicos acima são apenas alguns padrões, e não necessariamente representam todas as pessoas que sofreram com a ausência dos pais na infância.
Para encerrar, esse tipo de comportamento pode ser muito prejudicial, sendo recomendado procurar um profissional especializado para tratar individualmente de cada caso.
Fonte: www.capitalist.com.br / Publicado em 28/05/2023 às 18:32