Dirigentes sindicais de mais de 100 países, aprovaram nesta terça-feira, a Moção número 3, que trata do combate ao racismo, desigualdade e discriminação. A moção faz parte de uma lista de tópicos importantes a serem debatidos no encontro, até o dia 30 de agosto, na Filadélfia. O Diretor Geral da OIT, Gilbert Hungbo participou dos trabalhos e discursou na tribuna.
Representantes de diferentes países discursaram durante a sessão de debates. Eles puderam apresentar a realidade enfrentada por trabalhadores em seus países e as dificuldades de implementação de melhorias. Além do combate as desigualdades, o Congresso Global da UNI debateu ainda sobre o poder do movimento sindical, dos direitos das mulheres e da luta por melhores condições de trabalho em algumas empresas privadas.
“Precisamos fortalecer o sindicalismo, por meio do debate, do diálogo. Estamos reunidos com lideranças do mundo inteiro para equilibrar maneiras possíveis e dignas de aprimorar a vida dos trabalhadores. Independente das diferentes realidades, a saída está naquilo que deu certo em cada país. Agora, organizamos pontos sensíveis e precisamos colocá-los em prática.” disse o presidente da CONTEC e delegado da UNI FINANCE, Lourenço Prado.
O Diretor Geral da OIT discursou no evento. Gilbert Hungdo, alertou para a realidade trabalhista em países de menor desenvolvimento e se comprometeu apoiar, por meio da OIT, as pautas apreciadas pelo 6º Congresso Global da UNI.
O dia contou ainda, com uma passeata de apoio e solidariedade aos trabalhadores de limpeza da Filadélfia. Cerca de 1000 dirigentes sindicais aderiram ao movimento. Os trabalhadores defendem reajuste do valor pago pela hora trabalhada, além de melhores condições de trabalho.
Fonte: www.contec.org.br / Postado em 30 de agosto de 2023