O último relatório divulgado do Wise (World Innovation Summit for Education) revelou que até o ano de 2030 devem ocorrer mudanças expressivas no cenário educacional mundial, impactando professores e alunos. Com o avanço da tecnologia se observou à necessidade nas mudanças em educação por meio de empresas dispostas a mudar o cenário para a formação de alunos brasileiros. Confira sete métodos de ensino que estão em prática, transformando a educação no Brasil e no mundo:
1. Americana: talvez o mais conhecido devido ao sucesso de temáticas envolvendo o “high school” em séries e filmes. Nesta modalidade os alunos trocam de sala de aula e muitos possuem a mesma idade em níveis diferentes na mesma disciplina. O sistema educacional americano funciona com base em créditos, cada disciplina tem um valor atribuído, e o estudante deve ter uma quantidade mínima de pontos em área de estudo específicas para se formar, além de uma pontuação mínima somada a todas as áreas de estudo.
2. Educação Maker: nesta metodologia as sessões de ensino e aprendizagem são focadas em oficinas. Os estudantes ‘colocam a mão na massa’ com oportunidade e recursos necessários para desenvolver e testar novas ideias em conjunto, aprimorando e desenvolvendo novas habilidades.
3. Método montessoriano: febre entre os influenciadores digitais que compartilham a rotina dos processos educativos dos filhos pelas redes sociais, este método é aplicado em escolas infantis no Brasil. A ideia é dar mais autonomia e liberdade individual às crianças como, por exemplo, com mobiliário compatível com a estatura dos pequenos.
4. Ensino ágil: o ensino ágil foi criado como uma resposta aos formatos tradicionais, mais pesados, para o desenvolvimento de softwares. Deste modo, a metodologia prevê que o estudante seja o protagonista de seu aprendizado, dispondo de um ensino menos conteudista e mais prático.
5. Work base learning: a aprendizagem baseada em trabalho tem como objetivo preparar os estudantes para o mercado de maneira eficaz, indo além do ensino teórico e técnico como os modelos tradicionais já disponibilizados. Essa modalidade de ensino é mais utilizada no Canadá e nos Estados Unidos, entretanto no Brasil algumas instituições privadas já aderem à metodologia.
6. Streaming para o Novo Ensino Médio: esse recurso é uma das opções de aprendizado criadas após as mudanças na lei para o Novo Ensino Médio, com base na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). São disponibilizados formatos com novas mídias audiovisuais para os estudantes, como podcast e cinema, voltados para as habilidades do ‘futuro’.
7. Design thinking: o aprendizado ocorre pela busca de resolução de problemas por meio do pensamento visual. O método também estimula o trabalho em equipe, a colaboração e a coletividade, uma vez que o processo une aspectos sociais, como visão de mundo e cultura, com o intuito de obter uma solução mais completa para os problemas enfrentados. No Brasil, esse tipo de ensino é muito aplicado em empresas elevando a criatividade dos colaboradores.
Fonte: www.noticias.r7.com / Postado em 28/06/2022 – 02H58