Uma grande vantagem de quem se forma em Ciências Contábeis é que qualquer empresa (seja pequena, média ou grande) precisa de um contador. Sendo assim, as áreas de atuação do profissional de contabilidade são amplas e proporcionam bons rendimentos.
Dependendo do cargo que ocupa, o contador precisa lidar com questões tributárias, contratuais, patrimoniais e fiscais, o que exige alto nível de capacitação e atualização. Além disso, ele precisa ser ético e transparente em suas ações.
Por ser uma área com diversas possibilidades, o leque de atuação não se limita apenas a ser um contador. Ciências Contábeis também pode levar a outros caminhos. A seguir, veja as áreas de atuação deste profissional.
Áreas onde o contador pode atuar
1 – Controller
Quando buscar a resposta para “quem é das Ciências Contábeis pode trabalhar em qual área?” Vale a pena conhecer o controller. Esse profissional tem tudo a ver com a atuação estratégica das empresas e é cada vez mais importante.
Quem ocupa essa posição está em um dos cargos mais altos do negócio. Este profissional é responsável pelo pagamento de impostos, criação de orçamento e todo o controle das finanças. Por ser quem toma as decisões sobre o capital da empresa, ele tem a chance de fazer o negócio crescer e se fortalecer.
O cargo de controller também exige capacitação profissional em nível de mestrado ou doutorado, conhecimento em línguas estrangeiras e capacidade para tomar decisões estratégicas.
2 – Consultor financeiro
E, por falar em dinheiro, quem se forma nesse curso pode assumir a função de consultor financeiro. O melhor é que, nesse trabalho, o profissional pode atender empresas ou pessoas físicas, além de ter a oportunidade de ter o próprio escritório.
Para esse tipo de trabalho, a pessoa pode ser contratada por um escritório que desempenha atividades de consultoria empresarial ou pode atuar como profissional autônomo.
Porém, nesse último caso, é recomendado que tenha especializações e uma boa bagagem profissional, pois a experiência será essencial para sua credibilidade e contratação.
Como consultor financeiro, a função será propor melhorias e soluções para problemas específicos. Ao ser contratado, vai analisar cada situação e indicar, dentro da contabilidade, como agir. Cada projeto traz um desafio e isso torna a profissão bem interessante.
3 – Auditor ou perito contábil
Apesar de serem duas funções diferentes, a auditoria e a perícia são essenciais para a segurança. Como auditor, a pessoa examina informações da empresa para conhecer os problemas, causas e consequências — e pode ter o próprio negócio.
Por sua vez, o perito será responsável por verificar fraudes nas empresas e até em processos judiciais, por exemplo. Este pode ser contratado por uma das empresas envolvidas em algum processo ou pela própria Justiça, pois ele terá como atribuição analisar as provas e oferecer informações necessárias para subsidiar soluções de litígio.
Muitas vezes, a atividade envolve a análise dos encargos financeiros contra bancos, condomínios, empréstimos, entre outros. A atuação exige que o profissional esteja registrado no Conselho Regional de Contabilidade e que seja ético e transparente em suas ações.
4 – Profissional em órgãos públicos
Os órgãos públicos também precisam de profissionais do ramo. Sendo assim, esse profissional pode fazer concurso para prefeituras, governos estaduais, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas, Ministério Público, entre outros.
De maneira geral, o contador do setor público será responsável por manter as contas em dia, analisar os dados financeiros, fazer relatórios, ficar atento aos dados orçamentários e patrimoniais, entre outros. Ele deve sempre cumprir com a legislação vigente, pois uma irresponsabilidade pode fazê-lo perder o cargo público.
Em órgãos como o Tribunal de Contas, o profissional deverá analisar os relatórios de prefeituras e do Governo Estadual, a fim de controlar o uso do dinheiro público e alertar sobre fraudes e prejuízos ao erário.
5 – Analista
Para este cargo é preciso estar formado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade para assumir a função. O cargo de analista contábil ou financeiro oferece um rendimento médio para o contador.
O analista poderá atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, e essa função costuma ser apenas um exemplo de todas as demais atividades que ele pode exercer.
Como analista, o profissional deverá analisar as demonstrações e os relatórios contábeis e financeiros da empresa para oferecer informações detalhadas para a gerência. Assim, os diretores têm mais condições de tomar decisões assertivas em relação a empréstimos, financiamentos bancários e compras de outros negócios.
Ele também poderá orientar a escolha do melhor regime tributário a ser adotado pela empresa, com base nas informações sobre lucro e prejuízo.
6 – Gerente Financeiro
Este profissional também pode exercer funções dentro de uma empresa. O gerente financeiro é um cargo exercido por contadores experientes, com capacidade de fazer análises de relatórios e interpretar os dados para seus superiores. Ele é responsável pela saúde financeira da empresa, devendo apontar as falhas nos processos e encontrar a maneira correta de solucioná-los.
Portanto, esse profissional deve se atualizar sobre a legislação tributária e fiscal, conhecer os impostos que devem ser pagos e saber explicá-los aos gestores. Ele também precisa entender sobre os benefícios fiscais e as suas aplicabilidades dentro do negócio.
Outras áreas de atuação do contador
Existem ainda outras áreas do mercado que não são próprias das Ciências Contábeis, mas onde há muitos contadores trabalhando. São elas:
– Carreiras bancárias: bancos privados, cooperativas, corretoras;
– Mercado de capitais: investimentos, bolsa de valores, análise de demonstrativos de empresas;
– Analista de pessoal (área de recursos humanos): trabalho com admissão, férias, folha de pagamento, rescisão.
– Educação e Ensino: Atuar como professor em cursos técnicos, profissionalizantes, de especialização ou até de graduação (depois de ter o título de mestrado).
Mercado de trabalho para o profissional contábil
De acordo com o texto acima, as áreas de atuação nas Ciências Contábeis são bastante diversas. Isso aquece o mercado e abre oportunidades para profissionais com diferentes níveis de experiência, desde os recém-formados até quem já atua há anos na carreira.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 93,8% dos profissionais da Contabilidade estão ocupados, sendo uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil.
Fonte: www.jornalcontabil.com.br / postado em 28/08/2024 às 10h12