NOTÍCIAS
Home Notícias Saúde Desligue para viver: Os efeitos ocultos do excesso de celular

Desligue para viver: Os efeitos ocultos do excesso de celular

Sejamos francos, hoje em dia não dá mais para viver sem celular, afinal, o aparelho reúne em si uma série de ferramentas e aplicativos que são essenciais para algumas atividades do dia a dia.

Quais são os perigos que o uso prolongado do celular acarreta?

Dentre os diversos riscos, podemos citar as lesões nas mãos, cotovelos e pescoço, a contaminação por bactérias e até mesmo problemas de visão. Sem falar na exposição intensa às redes sociais, que pode causar danos psicológicos.

Portanto, o mais recomendado pelos profissionais de saúde é que há um limite para o tempo que uma pessoa passa na frente de um celular, seja ela um adulto ou uma criança.

E caso você tenha identificado algum dos sinais citados aqui em si mesmo, procure atendimento especializado o mais rápido possível, pois somente um profissional qualificado poderá te orientar como proceder.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre as consequências trazidas pela adoção do uso demasiado deste tipo de dispositivo interativo. Confira alguns destes problemas e veja se você se identifica com eles.

Problemas para dormir

Todo ser humano precisa dormir para recuperar o corpo e a mente, é assim que mantemos a saúde em dia. Diversas doenças possuem suas origens na falta de sono, e por isso tal área merece muita atenção.

O celular pode sim acabar atrapalhando suas noites de sono, já que a luz que ele emite pode reduzir ou inibir completamente a melatonina, hormônio que regula o ciclo circadiano, nosso relógio biológico.

Contaminação por germes e bactérias

O celular também pode ser um verdadeiro “maracanã” de germes e bactérias, e olha que estamos falando de uma final do campeonato brasileiro. Uma pesquisa realizada pela DeVry Metrocamp, de Campinas (SP), no ano de 2017, conseguiu identificar mais de 20 mil espécies de germes nos aparelhos.

Dentre as opções identificadas, estavam microrganismos responsáveis por males como a infecção urinária, conjuntivite, diarreia, infecções estomacais e até meningite! Já pensou que perigo?

Problemas na cervical

Fisicamente, também pode haver alguns malefícios, sendo os mais comuns os problemas posturais. A síndrome do pescoço de texto é uma dessas patologias que estão causando preocupações nos médicos.

Mexer no celular por muito tempo costuma sobrecarregar as partes superiores do nosso corpo, principalmente a coluna cervical. Com isso, podemos passar horas mantendo uma postura errada e com o tempo isso vai ficando pior.

Assim sendo, não é incomum ver algumas pessoas se queixando de dores frequentes e que custam a passar, sem nem ao menos desconfiar que é o celular quem as está causando. Em casos como esses, é preciso buscar um ortopedista e rever imediatamente as práticas do dia a dia.

Fonte: www.capitalist.com.br / Publicado em 16/06/2023 às 07:32

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.