NOTÍCIAS
Home Notícias Saúde Dez mil passos para sair do sedentarismo

Dez mil passos para sair do sedentarismo

Quem é sedentário precisa encontrar uma atividade que provoque estímulos positivos.

02/10/2018

O Brasil está entre os países mais sedentários do mundo. Um estudo publicado na revista The Lancet aponta que 47% dos brasileiros são sedentários. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para sair do sedentarismo a gente precisa dar 10 mil passos por dia. Esses passos podem estar tanto dentro de uma atividade ou exercício físico.

O Bem Estar desta terça-feira (2) convidou o cardiologista e consultor Roberto Kalil e a médica do estilo de vida Sley Guimarães para falar dos benefícios de uma atividade simples: a caminhada!

Quem é sedentário precisa encontrar uma atividade que provoque estímulos positivos. E por que não a caminhada? Caminhar é a forma mais simples e democrática de sair do sedentarismo e iniciar um exercício físico regular.

Levar as crianças a pé para a escola vale como caminhada?

Se mexer traz muitos benefícios:

. Libera endorfina, que causa sensação de bem-estar
.O indivíduo ganha mais consciência na alimentação, porque a endorfina ajuda a controlar as compulsões.
. Melhora o sono
. Ajuda no controle e prevenção de diabetes, hipertensão, depressão.

Cuide do seu coração! 150 minutos de exercício físico moderado por semana previne e trata problemas de saúde. São 30 minutos de caminhada por dia, cinco vezes na semana.

Atividade física x exercício físico: qual a diferença?

A atividade física é qualquer movimento que você faz que tenha algum gasto energético. É tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansados: subir escada, levantar para pegar água, andar para pegar um ônibus, lavar a louça, etc). Ela não é programada, simplesmente acontece pela necessidade natural do ser humano.

Já o exercício físico é toda atividade que você faz regularmente. Você se prepara, planeja a atividade (academia três vezes por semana, aula de dança uma vez por semana, caminhada no parque duas vezes por semana, etc). Ela é repetida e deve ser feita com a ajuda de um profissional de saúde.

Fonte: G1

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.