O R7, em parceria com o cursinho Aprova Total, fará uma cobertura especial dos dois domingos de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dias 5 e 12 de novembro.
O primeiro deles, que terá 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação, contará com correção ao vivo no canal do Aprova Total no YouTube, a partir das 19h.
O gabarito extraoficial das 90 questões será divulgado um pouco antes, às 18h, pelo R7 Educação, que também fará uma avaliação da prova e do tema da redação, com comentários de professores e especialistas.
Para evitar fraudes, o Enem tem quatro cadernos, nas cores rosa, azul, branca e amarela, que possuem as mesmas questões, mas em ordens diferentes. O gabarito oficial será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 24 de novembro.
Uma revisão online e gratuita já está disponível no site do Aprova Total: basta clicar neste link. Os estudantes terão acesso a aulas transmitidas ao vivo e a ebooks exclusivos sobre a programação dos conteúdos que serão debatidos em mais de 50 lives.
O SOS Aprova vai até 12 de novembro, segundo domingo de exame. Serão cinco aulas diárias transmitidas ao vivo de segunda a sexta e uma programação inédita nos fins de semana.
Saiba mais sobre a revisão
De 30 de outubro a 5 de novembro, as lives serão divididas entre linguagens e ciências humanas. E, de 6 a 12 de novembro, os estudantes terão revisão de matemática e ciências da natureza.
As aulas começam às 15h, com uma hora de duração cada uma, e vão até as 20h30 — em alguns dias, podem se estender até as 21h30.
O programa inclui dicas de como administrar o tempo, interpretação de texto e técnicas para decorar fórmulas das disciplinas de exatas.
Aos sábados, haverá um aulão de quatro horas sobre todo o conteúdo dado na semana anterior. E, após os dois domingos de prova, os estudantes poderão acompanhar a correção ao vivo do caderno de questões a partir das 18h15 na plataforma.
Os inscritos também podem realizar um simulado inédito com 90 questões no estilo Enem. Quando o participante acessa a prova, a plataforma inicia um cronômetro de cinco horas. No fim do tempo, disponibiliza o gabarito e as resoluções.
A dois meses do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), principal porta de entrada para o ensino superior no país, o R7 consultou a professora de redação Letícia Flores, do cursinho preparatório Stoodi, para listar sete temas que podem cair na redação deste ano. O modelo cobrado será o da dissertação-argumentativa, assim como ocorre na Fuvest, que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP).
Julia Ferreira, coordenadora de redação da Redação Nota Mil, maior plataforma de prática e correções de redação do Brasil, explica que ‘primeiramente, é importante se preparar no período até a realização da prova: estude a grade e o manual do candidato, bem como as redações que receberam nota mil em edições anteriores para entender melhor o que a banca espera’.
Além disso, a especialista sugere estudar e praticar a produção de textos para corrigir eventuais problemas de língua portuguesa e treinar a capacidade argumentativa. ‘Mantenha-se atualizado, ou seja, fique por dentro do que está acontecendo, sobretudo no país, uma vez que quanto mais informações e repertórios originais você tiver em mente, melhor será a sua argumentação’, finaliza a coordenadora. Confira a seguir:
Fonte: www.noticias.r7.com / Publicado em 01/11/2023 – 02H00