O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga nesta segunda-feira, dia 26, o resultado prévio dos pedidos de atendimento especializado para uso de recursos e tratamento pelo nome social nas provas do Enem 2023.
Para conferir se o pedido foi aceito, o candidato deve entrar na Página do Participante do Inep e realizar o login para saber o resultado.
No caso de reprovação da documentação anexada, o participante pode entrar com recurso para que uma nova análise seja feita.
Para entrar com o recurso, é necessário anexar novos documentos que comprovem e justifiquem o pedido do candidato.
A apresentação da nova documentação deve ser feita entre os dias 26 e 30 de junho, até as 23h59, na Página do Participante do Inep. O resultado final será divulgado no dia 5 de julho.
A professora Daniela Jungles, do curso de psicologia do UniCuritiba, afirma ao R7 que, durante os meses de preparação para a prova, que ocorre em novembro, é importante evitar que a pressão por um bom resultado atrapalhe o desempenho.
“Fuja de pensamentos como ‘e se eu não conseguir boa nota?’, ‘e se eu for mal na redação?’, ‘e se eu não conseguir uma vaga na universidade?’. Traga à memória boas lembranças, que despertem sentimentos prazerosos”, diz.
Reservar alguns minutos diários para meditar, focando a respiração e as sensações corporais presentes, é a sugestão da neurocientista Livia Ciacci, do curso Supera.
“A atenção plena ajuda a reduzir o estresse ao nos manter presentes no momento atual, evitando que fiquemos presos a pensamentos ansiosos sobre o futuro ou arrependimentos do passado. Quando estamos livres do estresse, nosso cérebro pode funcionar de maneira mais eficiente, tornando o aprendizado mais fácil e agradável.”
Já para a véspera do exame, a dica de Jungles é descansar: “Ouça música, tome um banho morno e faça alongamentos para aliviar a tensão da musculatura. Isso tudo ajuda na concentração, na criatividade, no restabelecimento do foco, no controle emocional, no conforto físico, na melhoria do humor e no aumento da disposição”.
Fonte: www.noticias.r7.com / Postado em 26/06/2023 – 02H00