Estudantes de todo o país têm até sexta-feira, dia 7, para se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies.
Para isso, é necessário ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br.
Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e ter obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, além de não terem zerado a redação nem participado do exame como treineiro.
Também é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
“Se precisar trocar de instituição de ensino ou curso, não deixe para os últimos momentos, pois o sistema pode travar e você ficar sem finalizar a inscrição”, aconselha Alexandre Mori, gerente de financiamentos do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.
Ele explica ainda que as notas sofrem variações diárias, de acordo com o número de candidatos que se inscrevem. Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações do sistema.
“Isso é importante, pois em um dia o aluno pode estar classificado e na hora seguinte não mais. Se o candidato achar que não vai rolar, ainda é possível escolher uma outra opção.”
De acordo com o MEC é necessário informar:
• Número do CPF;
• Email pessoal válido;
• Nome dos membros familiares, CPF dos que tiverem 14 anos ou mais, data de nascimento e renda bruta mensal de todos
O estudante pode escolher até três opções de curso, em ordem de prioridade.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de preferência ou cancelá-la. A classificação no processo seletivo do Fies só leva em conta a última alteração confirmada no sistema.
Parcelar ou quitar?
No Fies, os estudantes conseguem financiar os cursos de graduação de forma mais facilitada: é possível obter taxa de juros zero, dependendo da renda familiar de cada um.
Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, com autoria da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), pode dar ao fiador do fundo a chance de fazer amortizações extraordinárias ou a quitação do saldo.
Durante a formação, o estudante paga apenas uma coparticipação referente ao seguro de vida e ao encargo operacional.
Calendário do Fies 2023
Inscrições: de 4 a 7/7
Divulgação do resultado: 11/7
Complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados na chamada única: de 12 a 14/7
Convocação da lista de espera: de 18/7 a 29/8
Fonte: www.noticias.r7.com / Postado em 07/07/2023 – 02H00 (ATUALIZADO EM 07/07/2023 – 08H35)