Desde 1º de setembro, estudantes que contrataram o Fies (Financiamento Estudantil) na Caixa Econômica Federal poderão renegociar suas dívidas. Isso porque o banco lançou o aplicativo Fies Caixa, que tem o objetivo de refinanciar as parcelas em atraso com até 99% de desconto.
Além disso, por meio do aplicativo é possível consultar os principais dados do contrato e a geração de boletos. Assim, através da plataforma, o estudante poderá verificar se seu contrato está apto para renegociação, simular as opções e ainda aderir a condições adequadas ao seu perfil.
O que é Fies?
Primeiramente, o Fies é um programa do Governo Federal que visa oferecer financiamento dos custos do ensino superior em faculdades privadas. Dessa forma, através dele, é possível financiar de 50% a 100% do valor da mensalidade, de acordo com a renda familiar de cada estudante.
Portanto, o benefício não tem juros para aqueles com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Há ainda outra modalidade do Fies, o P-Fies. Essa modalidade conta com juros variáveis e é para pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos.
Fies Caixa
O aplicativo Fies Caixa já está disponível para dispositivos móveis (para Android e iOS). De acordo com a Caixa, cerca de 1,2 milhão de pessoas poderão renegociar suas dívidas por meio do aplicativo.
Assim, é possível solicitar a renegociação até 31 de dezembro de 2022, seguindo as regras da Resolução 51/2022, publicada em julho. Tal resolução permite o parcelamento de débitos com descontos de 12% a 99%, variando de acordo com o tempo de atraso.
Portanto, estudantes com parcelas em dia podem quitar o saldo restante do financiamento com 12% de desconto. Além do aplicativo disponibilizado pela Caixa, os acordos podem ser feitos no site do Fies.
Como renegociar pelo aplicativo?
Confira, a seguir, como negociar a dívida através do aplicativo Fies Caixa:
– Escolha a opção “Renegociação FIES” no aplicativo;
– Verifique se o contrato está apto para renegociação;
– Simule os tipos de renegociação possíveis;
– Confirme os dados;
– Aceite o termo aditivo;
– Emita o boleto de entrada;
– Pronto!
Feito isso, a renegociação ocorrerá após o pagamento da primeira parcela.
Fonte: www.seucreditodigital.com.br / Postado em 29/09/2022 20:45