21/03/2018
O Ministério da Educação (MEC) afirma que o problema técnico enfrentado por candidatos aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está resolvido. Na semana passada, participantes se queixaram de que o sistema do SisFies não estava emitindo um documento essencial para a contratação do financiamento junto à instituição de ensino – um termo que precisaria ser assinado por ambas as partes.
O prazo máximo para finalizar essa etapa é esta quarta-feira, dia 21. Por isso, candidatos demonstraram preocupação em perder a vaga no ensino superior.
Segundo o MEC, todas as inscrições podem ser validadas após os ajustes técnicos que foram feitos no site do programa. A pasta acrescentou também que, mesmo sem a impressão desse documento, os alunos não podem ser impedidos de estudar na universidade onde foram aprovados.
Modalidades do Fies
O novo Fies tem duas modalidades:
Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero. Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade.
P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).
Fonte: Por G1