O ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos apresenta nesta quinta-feira (4) o cronograma completo do CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como Enem dos Concursos. A coletiva de imprensa está marcada para 10h, quando a ministra Esther Dweck deve apresentar mais detalhes sobre o certame, como as condições de aplicação das provas e as datas da divulgação dos resultados. Inicialmente, as provas seriam aplicadas no dia 5 de maio, mas foram adiadas para 18 de agosto por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Segundo informações da pasta divulgadas em maio, os inscritos vão poder consultar os locais de prova no dia 7 de agosto, na Área do Candidato, mesmo local onde o cidadão fez a inscrição. Inicialmente, o planejamento previa a aplicação de provas em 228 cidades brasileiras, mas os números podem sofrer alterações por conta do adiamento.
Na época, os mais de 18,7 mil malotes de provas foram recolhidos em todo o Brasil e levados para um local seguro. Os pacotes foram verificados individualmente por membros da rede de segurança, que não identificaram nenhuma violação ao material.
O CNU
O CNU tem um formato inédito no Brasil, já que vai reunir 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Porém, é importante destacar que não haverá a abertura de um novo processo de inscrição, ou seja, apenas as pessoas que se cadastraram no prazo regular poderão participar do certame.
Mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas, um recorde em concursos públicos, de acordo com o governo federal. O certame é divido em oito blocos temáticos, sendo sete de nível superior e um de nível médio. Os candidatos do nível superior podem concorrer a diversas vagas, desde que sejam do mesmo bloco. É necessária titulação específica em alguns cargos, ou seja, o candidato que não apresentar a formação específica da função, não poderá tomar posse.
Fonte: www.noticias.r7.com / Publicado em 04/07/2024 – 07H10 (ATUALIZADO EM 04/07/2024 – 07H12)