O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no dia 03 de julho, anunciando a autorização para realização de concursos públicos em três instituições ambientais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) receberá 260 vagas, sendo 130 para analista administrativo e 130 para analista ambiental. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contará com 180 vagas, enquanto o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) terá 20 vagas disponíveis.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou a autorização durante evento no Dia Mundial do Meio Ambiente, mencionando que a medida visa suprir a necessidade de reposição de servidores e fortalecer as equipes das instituições, que enfrentam déficits de pessoal devido a aposentadorias e saídas para outras áreas.
Os salários iniciais para os cargos de nível superior começam em R$ 8,8 mil. O edital está previsto para ser publicado até 3 de janeiro de 2025, com as provas ocorrendo no primeiro trimestre do mesmo ano. Após a autorização, as instituições têm 180 dias para elaborar os editais e contratar as bancas organizadoras responsáveis pelo processo seletivo.
Fonte: www.varelanet.com.br / Publicado em 05 de julho de 2024 às 09:28