NOTÍCIAS
Home Notícias ECONOMIA Imposto de Renda: após clientes relatarem problemas na restituição, Caixa diz que regulariza pagamentos

Imposto de Renda: após clientes relatarem problemas na restituição, Caixa diz que regulariza pagamentos

Clientes da Caixa reclamaram nas redes sociais do banco de atrasos no pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) deste ano, que foi liberado na sexta, dia 31 de maio, por meio de contas do banco estatal.

O problema é no crédito via Pix, segundo a instituição financeira, opção que deu prioridade aos contribuintes no recebimento da restituição. Sem dar detalhes, a Caixa disse, em nota, que o pagamento está em fase final de regularização.

Neste domingo, é possível verificar, em diversas publicações no Instagram da Caixa, comentários de pessoas que esperam pelo dinheiro. Em um deles, uma contribuinte diz que o banco informou, por meio da central de atendimento ao cliente, que houve um erro sistêmico que afetou mais de 900 mil pessoas.

Algumas pessoas relatam que receberam o valor somente no sábado ou na madrugada de domingo. Mas muitos ainda seguem sem a restituição, conforme as publicações na rede social.

“O crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está em estágio final de regularização, sendo que o depósito já foi efetivado para a maior parte dos clientes. O banco orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking”, informou a Caixa, em nota.
Segundo a Receita Federal, 5,5 milhões de contribuintes foram contemplados no primeiro lote de restituição, representando um montante total de R$ 9,5 bilhões, maior valor já pago pelo Fisco em um único lote. O montante inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.

Em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul, foi dada prioridade aos contribuintes que residem no estado. São 886.260 declarações com imposto a restituir, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão.

Do montante de R$ 9,5 bilhões a ser restituído, R$ 8,8 bilhões referem-se aos contribuintes prioritários:

– 258.877 idosos acima de 80 anos
– 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
– 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
– 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
– 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Confira o calendário de restituição do IR 2024

– Primeiro lote: 31 de maio;
– Segundo lote: 28 de junho;
– Terceiro lote: 31 de julho;
– Quarto lote: 30 de agosto; e
– Quinto e último lote: 30 de setembro.

Fonte: O Globo / www.contec.org.br / Publicado em 3 de junho de 2024

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.