NOTÍCIAS
Home Notícias Educação Inscrições da segunda edição do Revalida 2023 começam nesta quarta com mudanças no edital

Inscrições da segunda edição do Revalida 2023 começam nesta quarta com mudanças no edital

Primeira etapa do exame traz novas regras que tratam da documentação para comprovar a formação em medicina

As inscrições para a segunda edição deste ano do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) começam hoje, quarta-feira (21).

A principal delas diz respeito à documentação para comprovar a formação em medicina.

Os participantes continuam com a obrigação de enviar o diploma para confirmar a inscrição. No entanto, agora, declarações e certificados de conclusão de curso serão aceitos, caso o participante já tiver concluído o curso, mas ainda estiver aguardando a expedição do diploma.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitará esses documentos, desde que comprovem a conclusão de todo o componente curricular obrigatório do curso (inclusive de eventuais internatos, estágios obrigatórios e provas finais).

Eles também devem informar que a expedição do diploma está em trâmite. É essencial que a documentação seja expedida por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação local ou órgão equivalente.

A segunda etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) ocorre nos dias 25 e 26 de junho. O exame é totalmente prático e os participantes precisam ter atenção durante o período de prova. Joshua Viana, coordenador pedagógico do Estratégia MED, separou algumas dicas para os participantes terem um bom rendimento. Confira:

Marcelo Camargo/Agência Brasil
É necessário, ainda, que o documento seja autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de apostilamento da Haia.

Os documentos apresentados na inscrição deverão ser acompanhados de tradução juramentada, a não ser que sejam emitidos em inglês, francês ou espanhol.

Em 2023, das 1.010 liminares concedidas para assegurar a inscrição sem o diploma, 707 (70%) definiram que um certificado ou documento semelhante seria suficiente para se inscrever.

“Definir, em edital, os requisitos de aceitação de cada declaração é uma maneira de assegurar que candidatos que já tenham concluído o curso e estejam aguardando apenas a emissão do diploma tenham garantido seu direito”, afirma Ulysses Teixeira, diretor de avaliação da educação superior do Inep.

O Inep aplicará a primeira etapa do Revalida 2023/2, que contempla a parte teórica do exame (provas objetiva e discursiva), no dia 6 de agosto, em nove cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A aplicação na capital de Rondônia, uma novidade desta edição, é parte de um processo que busca ampliar a realização do Revalida pelo território nacional.

Veja o cronograma do Revalida

Inscrições: de 21 a 27 de junho
Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: de 21 a 27 de junho
Análise dos diplomas, certificados ou declarações: de 30 de junho a 4 de julho
Divulgação da nota de corte: 6 de julho
Divulgação do cartão de confirmação da inscrição: 25 de julho
Aplicação: 6 de agosto
Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 8 de setembro
Resultado final da 1ª etapa: 2 de outubro

Fonte: www.noticias.r7.com / Publicado em 21/06/2023 – 02H00

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.