As inscrições para a segunda edição deste ano do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) começam hoje, quarta-feira (21).
A principal delas diz respeito à documentação para comprovar a formação em medicina.
Os participantes continuam com a obrigação de enviar o diploma para confirmar a inscrição. No entanto, agora, declarações e certificados de conclusão de curso serão aceitos, caso o participante já tiver concluído o curso, mas ainda estiver aguardando a expedição do diploma.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitará esses documentos, desde que comprovem a conclusão de todo o componente curricular obrigatório do curso (inclusive de eventuais internatos, estágios obrigatórios e provas finais).
Eles também devem informar que a expedição do diploma está em trâmite. É essencial que a documentação seja expedida por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação local ou órgão equivalente.
A segunda etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) ocorre nos dias 25 e 26 de junho. O exame é totalmente prático e os participantes precisam ter atenção durante o período de prova. Joshua Viana, coordenador pedagógico do Estratégia MED, separou algumas dicas para os participantes terem um bom rendimento. Confira:
Marcelo Camargo/Agência Brasil
É necessário, ainda, que o documento seja autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de apostilamento da Haia.
Os documentos apresentados na inscrição deverão ser acompanhados de tradução juramentada, a não ser que sejam emitidos em inglês, francês ou espanhol.
Em 2023, das 1.010 liminares concedidas para assegurar a inscrição sem o diploma, 707 (70%) definiram que um certificado ou documento semelhante seria suficiente para se inscrever.
“Definir, em edital, os requisitos de aceitação de cada declaração é uma maneira de assegurar que candidatos que já tenham concluído o curso e estejam aguardando apenas a emissão do diploma tenham garantido seu direito”, afirma Ulysses Teixeira, diretor de avaliação da educação superior do Inep.
O Inep aplicará a primeira etapa do Revalida 2023/2, que contempla a parte teórica do exame (provas objetiva e discursiva), no dia 6 de agosto, em nove cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A aplicação na capital de Rondônia, uma novidade desta edição, é parte de um processo que busca ampliar a realização do Revalida pelo território nacional.
Veja o cronograma do Revalida
Inscrições: de 21 a 27 de junho
Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: de 21 a 27 de junho
Análise dos diplomas, certificados ou declarações: de 30 de junho a 4 de julho
Divulgação da nota de corte: 6 de julho
Divulgação do cartão de confirmação da inscrição: 25 de julho
Aplicação: 6 de agosto
Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 8 de setembro
Resultado final da 1ª etapa: 2 de outubro
Fonte: www.noticias.r7.com / Publicado em 21/06/2023 – 02H00