NOTÍCIAS
Home Notícias Educação Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

Interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar a conta gov.br; taxa custa R$ 85 e pode ser paga até o próximo dia 12

A inscrição para o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) termina nesta sexta-feira (7). O prazo vale também para quem ganhou a isenção da taxa. Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar a conta gov.br. A taxa custa R$ 85 e pode ser paga no cartão de crédito ou débito, por Pix ou boleto, e a transferência dos valores pode ser feita até o próximo dia 12. As provas vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

As autoridades alertam para possíveis golpes envolvendo os valores, por isso, o participante deve conferir os dados antes de realizar qualquer operação financeira. Em um dos casos, os bandidos criaram um site falso para inscrições no exame, direcionando estudantes a uma página similar à original. Um adolescente e sua mãe caíram no golpe ao realizar o pagamento da taxa via Pix.

O site foi retirado do ar após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) denunciar o caso à Polícia Federal. A família foi orientada por um advogado sobre o crime de estelionato cometido pelos golpistas.

Para os moradores do Rio Grande do Sul, o prazo será estendido, mas o Inep ainda não divulgou as datas. Além disso, a população de municípios gaúchos têm isenção da taxa de inscrição.

Treineiros

As participações de inscritos no modo “treineiro” são apenas para a autoavaliação dos conhecimentos e não podem ser utilizadas para a disputa de vagas no ensino superior.

Desde 1998

A prova existe desde 1998 e avalia o desempenho escolar dos estudantes após o término da educação básica. As notas da avaliação podem ser utilizadas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e no ProUni (Programa Universidade para Todos), além de instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordos com o Brasil.

Fonte: www.noticias.r7.com / Postado em 07/06/2024 – 02H00 (ATUALIZADO EM 07/06/2024 – 02H00)

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.