NOTÍCIAS
Home Notícias Trabalhadores Jornada De Trabalho 12X36 Recebe Validação Do STF

Jornada De Trabalho 12X36 Recebe Validação Do STF

Carga horária deve ser estabelecida através de acordo individual entre as partes

Por 7 a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que não há inconstitucionalidade na previsão de que a jornada de trabalho 12×36 seja adotada por meio de acordo individual entre patrão e empregado.

O dispositivo consta na Reforma Trabalhista de 2017. Esta modalidade consiste na jornada daqueles que trabalham 12 horas seguidas e descansam por 36 horas.

É bom entender que esse tipo de jornada não era ilegal, todavia tinha uma aplicação mais restrita, com adoção em caráter excepcional ou por meio de negociação coletiva.

A votação ficou da seguinte forma: Venceu o voto apresentado pelo ministro Gilmar Mendes. O relator, Marco Aurélio (aposentado), ficou vencido. O julgamento ocorreu no plenário virtual, formato em que não há debate e os ministros apresentam seus votos no sistema eletrônico da Corte. A sessão terminou em 30 de junho.

A apresentação da ação foi pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que contestou a inovação presente na Reforma Trabalhista.

Gilmar Mendes disse que a jornada 12 x 36 “cada vez mais se consolida” entre diferentes categorias de trabalhadores. Ele afirmou que entende parecer “natural” que Reforma Trabalhista “normatizasse a referida jornada na CLT, passando a permitir sua adoção pelos trabalhadores via contrato individual, com base na liberdade do trabalhador, mote da reforma”.

Jornada 12X36: o que é?

Conforme mencionamos anteriormente, na jornada 12×36, como o próprio nome já diz, o colaborador realiza um expediente de 12 horas, e possui direito a descanso nas 36 horas subsequentes ao seu período trabalhado.

Dentro desse período trabalhado o colaborador ainda possui direito a um intervalo para refeição ou descanso de no mínimo 1 hora.

Antes da Reforma Trabalhista, poucas categorias adotavam essa jornada de trabalho, isso porque para adotá-la era necessário realizar acordos coletivos ou recorrer à convenção coletiva. Todavia, com a confirmação do STF, agora é possível determinar essa jornada mediante acordo individual. Sem restar a menor dúvida.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br / postado em  4 Jul 2023 14:41

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.