Com o lançamento dos bancos digitais, muitas pessoas passaram a utilizar o serviço. O PIX também se tornou uma opção mais viável e mais prática do que o dinheiro em espécie, principalmente após a pandemia de covid-19. Desse modo, a ida a agências bancárias se tornou cada vez menos frequente, e algumas agências bancárias até fecharam.
De acordo com um pesquisa feita pelo Diesee, são mais de 14 mil bancários sem emprego no Brasil. Esse movimento tende a aumentar, isso porque, o Banco Central do país não estipula a quantidade mínima de agências por instituição bancária.
Desse modo, de acordo com dados das próprias agências bancárias, o PIX se tornou o modo mais popular de transações. O Banco do Brasil verificou que 93,1% das suas transações são feitas exclusivamente de forma online.
Ainda, de acordo com a Ável Investimentos, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal, fecharam, juntas, 2.563 agências bancárias. A tendência é que, com o tempo, as instituições financeiras mantenham agências em locais específicos.
Assim, os grandes bancos devem manter mais agências em operação em determinados locais. O Bradesco, por exemplo investe no “Bradesco Expresso”, um local menor e com serviços pontuais para poder atender a população. Portanto, se você ainda prefere o serviço presencial, pode ficar tranquilo que haverá agências em bairros da sua cidade.
Fonte: www.revistafinanceira.com.br / Postado em 30 OUT, 2023