NOTÍCIAS
Home Notícias Educação MEC libera consultas para as vagas do SISU 2022

MEC libera consultas para as vagas do SISU 2022

Inscrições podem ser feitas entre os dias 15 e 18 de fevereiro

Candidatos que participaram do Enem 2021 e estão de olho em uma vaga para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2022, podem ficar atentos. O Ministério da Educação já liberou as consultas para o SISU. Os interessados em participar da 1ª edição deste ano já podem conferir as vagas disponíveis no próprio site do SISU.

A consulta de vagas também pode ser feita por local, instituição de ensino ou curso. Além disso, a consulta permite que os interessados confiram o número de vagas por modalidade de concorrência. O SiSU conta com três modalidades: sistema universal (ampla concorrência), cotas (de acordo com a Lei nº 12.711/12); e ações afirmativas.

A seleção do SiSU 2022/1 é exclusiva para os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de 2021. Desse modo, podem realizar a inscrição os candidatos que tenham tirado nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso.

Estudantes que tenham feito o Enem 2021 apenas para ter a experiência de como são as provas, não poderão participar dos processos seletivos do SiSU. Somente quem tem o segundo grau completo é que poderá participar do SISU.

Quando serão as inscrições no SISU?

As inscrições do SiSU 2022/1 podem ser feitas entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Já a divulgação do resultado, que é feito em uma única chamada regular, está prevista para o dia 22 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das duas opções de curso poderão manifestar interesse na lista de espera. O período para indicar interesse pela lista de espera é de 22 de fevereiro a 8 de março.

O que é o SISU?

O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. A participação é gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano.

O programa engloba as instituições públicas de todos os estados do Brasil, e oferece vagas para ampla concorrência, que todos os candidatos que realizaram o Enem podem se inscrever e tentar ingressar na faculdade.

Há também as vagas para cotas do Sisu, que são reservadas para públicos como estudantes de escolas públicas, pessoas com baixa renda familiar, critérios de cor e raça e outras ações afirmativas, que podem ter critérios específicos de acordo com cada universidade.

Quem pode participar do SISU?

Qualquer pessoa que tenha feito o Enem no ano anterior e tenha obtido nota maior do que zero na redação pode participar do Sisu. Não existe limite de renda ou idade para se inscrever e o processo é gratuito e totalmente realizado de forma virtual.

As universidades participantes podem exigir uma nota mínima no Enem para entrar em cada um dos seus cursos. Essas notas podem variar de acordo com critérios próprios de cada faculdade e para cada curso. Nesse caso, a nota mínima pode ser consultada pelos candidatos após a inscrição.

Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem se inscrever no Sisu. No entanto, caso seja selecionado pelo Sisu, o estudante precisará optar por apenas um dos dois programas: Sisu ou ProUni, já que não é permitido acumular esses dois benefícios.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br / postado em 1 fev 2022 10:53 (foto da internet)

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.