Alunos que vão participar do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (15). O recurso é oferecido para estudantes do último ano do ensino médio público, para quem fez todo segundo grau em rede pública ou como bolsista integral em escola privada e pessoas cadastradas no CadÚnico. A novidade é que os beneficiários do programa Pé-de-Meia também podem solicitar o benefício. Os interessados devem pedir o benefício no site do Inep, na “Página do Participante”. O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023.
A última edição contou com 3,9 milhões de inscritos na primeira etapa. Segundo o Inep, houve a abstenção de 28,1% dos candidatos (número superior a um em cada quatro estudantes que não compareceram ao local de prova).
Quem teve o pedido de isenção aceito no Enem 2023, mas faltou à prova, precisa justificar a ausência na mesma plataforma para ter direito à isenção novamente.
Para justificar a ausência ou solicitar a isenção da taxa, o participante deve informar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. “É importante que os dados pessoais informados estejam iguais aos dados cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de solicitar a isenção, o participante deverá conferir essas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal”, explica o Ministério da Educação.
Cronograma
– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril;
– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio;
– Período de recursos: de 13 a 17 de maio;
– Resultado dos recursos: 24 de maio.
Fonte: www.noticias.r7.com / Postado em 15/04/2024 – 07H11 (ATUALIZADO EM 15/04/2024 – 07H13)