NOTÍCIAS
Home Notícias Educação Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2024 começa nesta segunda; saiba como solicitar

Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2024 começa nesta segunda; saiba como solicitar

Estudantes do último ano do ensino médio podem pedir benefício até 26 de abril

Alunos que vão participar do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (15). O recurso é oferecido para estudantes do último ano do ensino médio público, para quem fez todo segundo grau em rede pública ou como bolsista integral em escola privada e pessoas cadastradas no CadÚnico. A novidade é que os beneficiários do programa Pé-de-Meia também podem solicitar o benefício. Os interessados devem pedir o benefício no site do Inep, na “Página do Participante”. O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023.

A última edição contou com 3,9 milhões de inscritos na primeira etapa. Segundo o Inep, houve a abstenção de 28,1% dos candidatos (número superior a um em cada quatro estudantes que não compareceram ao local de prova).

Quem teve o pedido de isenção aceito no Enem 2023, mas faltou à prova, precisa justificar a ausência na mesma plataforma para ter direito à isenção novamente.

Para justificar a ausência ou solicitar a isenção da taxa, o participante deve informar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. “É importante que os dados pessoais informados estejam iguais aos dados cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de solicitar a isenção, o participante deverá conferir essas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal”, explica o Ministério da Educação.

Cronograma

– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril;
– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio;
– Período de recursos: de 13 a 17 de maio;
– Resultado dos recursos: 24 de maio.

Fonte: www.noticias.r7.com / Postado em 15/04/2024 – 07H11 (ATUALIZADO EM 15/04/2024 – 07H13)

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.