O projeto Eficiência Solidária faz troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED de forma gratuita para moradores de Goiânia. Com o objetivo de gerar economia de energia, a Companhia Energética de Goiás (Celg) pode alterar até quatro lâmpadas por casa. Pode ser beneficiado quem mora na capital e não tem dívidas com a empresa.
Para realizar a substituição, o consumidor precisa ir a um dos dois postos de troca com um documento de identidade com foto, a última fatura de energia da casa e o número de lâmpadas que deseja trocar, sendo que o máximo possível é de quatro unidades. No site do projeto, o consumidor pode consultar se tem alguma pendência com a Celg na área “Como participar?”. O estoque tem 80 mil lâmpadas, sendo que mais de 28,7 mil já foram substituídas.
Conforme a Celg, o programa não atende famílias que são classificadas como de baixa renda, já que estas são assistidas por outros projetos.
Um dos postos de troca fica no Setor Leste Universitário e funciona entre as 9h e 16h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o local fica aberto das 9h às 13h. O segundo local onde os moradores podem fazer a substituição está localizado no Jardim Europa e opera de segunda a sexta-feira, das 9h até as 16h (veja as informações no final da reportagem).
Economia de energia
O superintendente de comercialização da Celg, Leandro Chaves de Melo, explica que o principal objetivo é conscientizar o consumidor da importância de economizar energia. Segundo ele, as lâmpadas de LED consomem até sete vezes menos que as incandescentes e representam metade do gasto das lâmpadas fluorescentes.
“A economia de energia é o efeito, mas o principal é conscientizar a utilizar energia de forma consciente. Uma das formas é essa, substituindo o equipamento que consome muito por outro que proporciona a mesma iluminação e consome menos energia. No bolso também faz diferença. A troca de quatro lâmpadas incandescentes por quatro lâmpadas de LED representa uma economia de até R$ 140 no ano”, disse ao G1.
Melo explica que a economia de energia beneficia o meio ambiente e permite que as empresas não geradoras e distribuidoras mantenham a estrutura sem precisar expandir. “O consumidor reduz fatura e começam os benefícios indiretos. A distribuidora e a geradora podem postergar investimentos em infraestrutura. Há o beneficio para o sistema elétrico como um todo e para o meio ambiente, que é preservado”, afirmou.
Segundo o superintendente, além da troca gratuita de lâmpadas, o projeto Eficiência Solidária também garante que 1.500 lâmpadas de LED sejam doadas para instituições que realizam trabalhos sociais.
Eficiência Solidária
Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED em Goiânia
Serviço gratuito
Posto de troca 1: Rua 261 B, nº 169 no Setor Leste Universitário.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; sábado das 9h às 13h.
Posto de troca 2: Avenida T-9, nº 5.344 no Jardim Europa.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Vanessa Martins
Foto: Projeto troca incandescentes e fluorescente por lâmpadas de led em Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Do G1 GO em 05/01/2017 05h30 – Atualizado em 05/01/2017 07h47