As inscrições da primeira edição do Sisu 2017 começam no dia 24 de janeiro e seguem até as 23h59 do dia 27 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro. O edital foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19).
Serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. O número é maior do que o oferecido no ano passado, quando foram disponibilizadas 205.514 vagas.
ENEM: COBERTURA COMPLETA
O sistema seleciona candidatos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas do exame de 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (18). Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 e que não tenham zerado na redação estão aptos a concorrer a vagas pelo sistema.
O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas. As notas de corte mudam ao longo do dia e podem ser acompanhadas , por isso o estudante consegue saber quais as chances de ele conseguir a vaga.
O período para o aluno manifestar interesse pela lista de espera vai de 30 de janeiro até as 23h59 do dia 10 de fevereiro. Não poderá participar o aluno que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção na chamada regular do Sisu.
O Ministério da Educação divulgou também as datas de inscrições de outros programas de acesso ao ensino superior como Prouni e do Fies. Confira:
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de bolsas de estudo em cursos de graduação em universidades particulares.
Como funciona: Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais.
Inscrições: 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC.
Financiamento Estudantil (Fies)
Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.
Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.
Inscrições: 6 a 9 de fevereiro
Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.
Fonte: G1 em 19/01/2017 07h45 Atualizado há 20 minutos