31/03/2020
O G1 reuniu orientações do governo de Goiás e de secretarias municipais de Saúde para quem tem sintomas ou dúvidas sobre a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A indicação do governo para as pessoas que não apresentam os sintomas de febre e dificuldades para respirar, característicos da doença, é de ficar em casa, em isolamento social.
Veja o passo a passo do que se deve fazer caso tenha sintoma
Se tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar:
Primeiro, ligar na Central de Orientação de Coronavírus da Secretaria Estadual de Saúde pelos telefones: (62) 3201-2686 e 3201-2687, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. A central recebe ligações de todo o estado.
Após às 19h, finais de semana e feriados, o atendimento telefônico é feito pelo número: (62) 3241-2849.
Conforme o procedimento repassado pela central telefônica, a pessoa pode ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que o atendimento nos hospitais estaduais, como o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Estadual Governador Otávio Lage (Hugol), Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e o Hospital Geral de Goiânia (HGG) é realizado a partir do encaminhamento médico, em casos graves, pelas unidades básicas de saúde.
Cidades
Goiânia
A prefeitura divide os sintomas em leve e grave. Se a pessoa tiver febre e tosse insistente, é considerado caso leve. A indicação é procurar ajuda por telefone ou em alguma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) listadas abaixo.
Veja o endereço de unidades atendem pessoas com os sintomas na capital;
Tire dúvidas pela Central Humanizada de Orientações: (62) 3267-6123. Ligações são atendidas das 7h às 19h, para orientar sobre o procedimento correto em caso de suspeita de Covid-19.
Se o sintoma for de febre, tosse insistente e dificuldade para respirar, o caso é considerado grave pela prefeitura. A pessoa pode procurar diretamente um Centro de Assistência Integrada à Saúde (Cais).
Aparecida de Goiânia
A Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de atendimento gratuito para dar orientações.
Central telefônica, com o apoio de médicos: 0800-646-1590. Se houver necessidade de atendimento presencial, a equipe marca a consulta com um clínico geral em qualquer uma das 40 unidades básicas de saúde do município, em até 48h.
Caso os sintomas sejam graves, a pessoa pode buscar diretamente o Cais Nova Era ou uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Brasicon, Buriti e Flamboyant.
A prefeitura ressalta que o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia só recebe pacientes encaminhados pelas UPAs ou Cais.
Anápolis
O primeiro passo é acessar o aplicativo de mensagem de celular da prefeitura e marcar uma consulta. O serviço fica disponível 24h por dia.
O atendimento direto, sem passar pelo aplicativo, é para pessoas com idade acima de 60 anos ou que apresentem sintomas gripais associados à falta de ar. Estas devem procurar, de imediato, uma unidade de saúde:
Unidades de Referência do Coronavírus (URC): postos de saúde do Parque Iracema, Vila União, Recanto do Sol, São José/Jardim Petrópolis e Bairro de Lourdes.
A unidade do Parque Iracema funciona 24h por dia. Já as demais, das 7h às 22h, todos os dias, inclusive aos finais de semana, exclusivamente para o coronavírus. Neste período, as unidades não farão consultas eletivas, agendamentos, procedimentos de enfermagem e nem aplicarão vacinas.
Luziânia
O secretário municipal de Saúde, José Walter, orienta aos moradores que procurem, inicialmente, ajuda por meio dos telefones da Vigilância Epidemiológica: (61) 3906-31-74 ou (61) 99451- 21-33
Em casos mais graves, quando a pessoa apresenta falta de ar, principalmente, o secretário diz que a indicação é procurar qualquer uma das 27 unidades básicas de saúde do município ou as UPAs do Jardim Ingá e Luziânia Central.
Itumbiara
A secretária municipal de Saúde, Maricel Abdala, pede, prioritariamente, que a população fique em casa para evitar a dispersão do vírus e se curar sozinha, como uma gripe. O telefone da secretaria de Saúde é (64) 3404-1709.
Em casos de atendimento presencial, o morador pode procurar qualquer uma das 21 unidades de saúde, entre elas:
UPA 24h Dr. Ciro Garcia: localizada na Rua Ernesto Rocha, Setor Juca Arantes.
Hospital Municipal Modesto de Carvalho: Rua João Henrique Duarte, Setor Alto da Boa Vista. Contato: (62) 3433- 0300
Rio Verde
O secretário de Saúde do município, Eduardo Ribeiro, orienta aos moradores ligarem primeiro nos telefones da prefeitura para tirar dúvidas e marcar consultas, se for necessário.
Telefones fixos: (64) 3602-8120/8123/8127/8137
Celular com atendimento 24h: (64) 99205-2617.
O município tem uma UPA 24h e 16 unidades básicas de saúde à disposição, que funcionam até às 21h durante a semana e até às 17h aos finais de semana. Em casos graves, o paciente será transferido para o HDT ou Hcamp, em Goiânia.
Planos de saúde
Unimed Goiânia
A Unimed Goiânia diz que realizará o teste para Covid-19 apenas nos beneficiários que se enquadrarem nos parâmetros do Ministério da Saúde. Após atendimento médico nos hospitais da rede, a coleta de amostra é feita pelo plano de saúde e testado em laboratório próprio.
O resultado do exame não mudará a conduta médica em relação ao tratamento do paciente, já que não há medicação específica contra o vírus, segundo a cooperativa.
Serviço de atendimento de Urgência (SAU): Rua 9-B, Setor Oeste – Goiânia
Telefone: (62) 3216-8555
Unimed Criança: Avenida T-63 – Jardim América, em GoiAnia
Telefone: (62) 3216-9500
Fonte: G1 Goiás