05/06/2017
A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) informou que vai liberar, a partir desta segunda-feira (5), a vacinação contra a gripe para toda a população do estado. No entanto, o órgão informou que das 90 mil doses ainda restantes, somente 10 mil estarão disponíveis para todos os públicos. As 80 mil vacinas restantes estarão reservadas para atender somente o grupo prioritário formado pelas crianças.
A SES-GO informou que o foco é atingir a meta de 90% de vacinação entre crianças com idade entre seis meses e 4 anos. O percentual também foi estipulado para todos os outros grupos. A campanha, que já foi prorrogada, vai até a próxima sexta-feira (9).
As doses serão distribuídas conforme a demanda nos postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde (MS), Goiás é o 4º estado com a maior cobertura do país entre a população prioritária – 82,4% -, atrás de Amapá, Paraná e Santa Catarina.
O anúncio da liberação da vacina para todos os moradores foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na última sexta-feira (2). No entanto, o MS explicou que cada secretaria de saúde estadual tem autonomia para definir se vai ou não liberar para todas as faixas etárias.
Números nacionais
De acordo com o MS, há um estoque de 10 milhões de vacinas divididas em todo o país. Até a última sexta, 41,3 milhões de pessoas integrantes do público-alvo já se imunizaram.
Nenhum grupo atingiu a meta até agora. O que mais chegou perto foi o dos profissionais de saúde, com 84,5%. Já o menor é o das crianças, com apenas 62,3%.
Entre os estados, o Amapá é o único que já atingiu o resultado estipulado, com 95,6% do total já vacinado. Por outro lado, Roraima, com apenas 60,8%, tem o pior desempenho no quesito.
Fonte: G1