21/07/2017
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) encerra, nesta sexta-feira (21), a campanha de vacinação contra a gripe para crianças e grávidas, em Goiânia. Pode se imunizar quem tiver entre seis meses até quatro anos de idade, além de gestantes e puérperas, que são mulheres que deram à luz recentemente.
Veja aqui os locais de vacinação contra a gripe em Goiânia
O atendimento para o perfil de risco ocorre entre 8h e 17h desta sexta-feira em mais de 60 salas de vacinação. A SMS alerta os pais e responsáveis que as crianças que já se vacinaram contra a influenza precisam tomar uma segunda dose pelo menos 30 dias após a primeira.
De acordo com a SMS, desde o início da campanha para este grupo, entre os dias 2 e 5 de maio, cerca de 14 mil, das mais de 85 mil crianças dos grupos de risco não receberam a vacina. Entre os dias 5 e 29 de junho, quase 4 mil foram vacinadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital. Em relação às grávidas, cerca de 2,3 mil não foram vacinadas.
Vacina
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.
Fonte: G1 Goiás