(Bloomberg) — A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido iniciou revisões aceleradas de vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer e AstraZeneca, quando o país se prepara para aprovar a primeira vacina eficaz o mais rápido possível.
A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA, na sigla em inglês) deu início à chamada revisão contínua da vacina da Pfizer nas últimas semanas, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto que não quis ser identificada.
A agência também realiza uma revisão rápida da vacina da Astra, que a empresa desenvolve em conjunto com a Universidade de Oxford, confirmou um porta-voz da farmacêutica.
As revisões contínuas permitem que reguladores vejam dados clínicos em tempo real e discutam com as empresas sobre os ensaios e processos de fabricação em andamento para que as aprovações possam ser concedidas mais rapidamente.
A abordagem tem como objetivo acelerar o acesso a medicamentos e vacinas quando houver necessidade de saúde pública.
A medida está em linha com os planos do Reino Unido de se adiantar à União Europeia na liberação de uma vacina.
Embora o Reino Unido ainda esteja sujeito ao processo de aprovação da Agência Europeia de Medicamentos até o final da transição do Brexit este ano, o governo britânico disse que, se houver um caso convincente para agir mais rapidamente do que a EMA, consideraria uma autorização temporária para uma vacina não licenciada.
A Pfizer não quis comentar. Uma porta-voz da MHRA disse que a agência não poderia comentar sobre as revisões em andamento devido ao sigilo comercial.
Pfizer e Astra estão na liderança entre desenvolvedores que poderiam ter vacinas liberadas para uso neste ano. A empresa norte-americana, que desenvolve sua vacina em parceria com a alemã BioNTech, espera divulgar dados iniciais do ensaio em estágio final no mês que vem e pode solicitar autorização de uso de emergencial nos EUA logo depois.
A Pfizer disse nesta semana que ainda não atingiu um marco importante que ajudará pesquisadores a saber o quão eficaz é a vacina. Astra e Oxford também têm como objetivo a publicação de dados de ensaios em estágio avançado neste ano.
A Moderna, outra líder na corrida por uma vacina, também disse nesta semana que havia iniciado uma revisão rápida de seu medicamento no Reino Unido. Revisões em andamento de vacinas da Pfizer e da Astra na Europa foram anunciadas pela EMA anteriormente neste mês.
Fonte: www.infomoney.com.br / 30 /10/2020 09h45