NOTÍCIAS
Home Notícias Goiás Aparecida de Goiânia testa população para Covid-19; saiba como agendar exame

Aparecida de Goiânia testa população para Covid-19; saiba como agendar exame

Testes serão feitos em dois pontos de drive-thru e oito unidades de saúde. Segundo a prefeitura, é necessário fazer agendamento pelo aplicativo 'Saúde Aparecida'.

A prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, testa população para a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é necessário fazer agendamento prévio por meio do aplicativo Saúde Aparecida, que está disponível apenas para aparelhos com sistema Android. Para o usuário que tem celular com sistema iOS é necessário acessar o site.

No aplicativo, o morador deverá fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Depois é só clicar na opção “Agendamento teste de Covid-19” e responder o questionário com os sintomas que estiver sentindo.

De acordo com as respostas, o sistema pode prosseguir com o agendamento do teste ou indicar que o usuário procure atendimento em uma unidade de saúde.

Os testes são do modelo RT-PCR, que é feito a partir da coleta de saliva, cuspe ou amostra nasal, considerado padrão pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e são feitos de segunda a sexta-feira nos seguintes pontos:

Testagem em Drive-thru

– Cidade Administrativa – Rua Gervásio Pinheiro, APM – Res. Solar Central Park
– Hospital Garavelo – Avenida 8-E – St. Garavelo Res. Park.

Testagem para pedestres

UBS Alto Paraíso – R. São Félix – Jardim Alto Paraiso
UBS Chácara São Pedro – Rua 5 – Chácaras São Pedro
UBS Garavelo – Rua 36-E – Residencial Garavelo Park
UBS Independência Mansões – Rua 56 – Setor Independência Mansões
UBS Expansul – Avenida Coronel Eduardo Augusto de Barros – Setor Expansul
UBS Tiradentes – Avenida 8 esquina com a Rua 11 – Jardim Tiradentes
UBS Buriti Sereno – Praça Marechal Hermes com Rua Pedro Américo – Jardim Buriti Sereno
UBS Pontal Sul – Avenida Anchieta com Rua Hematita – Pontal Sul

Além desses testes agendados, a prefeitura informou que já faz exames nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da cidade em pacientes internados que apresentam sintomas graves.

De acordo com a SMS, “a testagem tem contribuído para salvar vidas, reduzir agravamentos, além de permitir monitorar a situação real da pandemia no município”. Segundo a prefeitura de Aparecida de Goiânia, desde do início da pandemia foram realizados cerca de 325 mil testes de diagnóstico.

Fonte: G1 Goiás / postado em 15/07/2021 08h31

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.