NOTÍCIAS
Home Notícias INSS INSS não consegue comprovação de vida de 3 milhões de segurados

INSS não consegue comprovação de vida de 3 milhões de segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não conseguiu comprovar a vida de 3 milhões de segurados desde que a prova de vida passou a ser feita por meio do cruzamento de dados, em janeiro de 2023.

Os dados são do próprio INSS e mostram que, até o dia 31 de janeiro de 2024, o órgão havia notificado 4,351.557 segurados para realizar a prova de vida. Desse total, 1,2 milhão de pessoas ainda não haviam realizado o procedimento.

O INSS informou que o motivo do não cumprimento da exigência é a falta de informações nas bases de dados parceiras. Segundo o órgão, essas informações são necessárias para verificar se o segurado está vivo.

Os segurados que não realizarem a prova de vida no prazo de 60 dias após a notificação terão o benefício bloqueado. Neste período, eles ainda poderão realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, rede bancária ou se dirigir à uma agência do INSS.

Após o bloqueio do benefício, o segurado terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Caso isso não ocorra, o benefício será suspenso e, após seis meses de suspensão, será cessado.

Fonte: www.mixvale.com.br / Publicado em 1 de fevereiro de 2024

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.