NOTÍCIAS
Home Notícias Goiás Inverno de 2024 vai ser frio em Goiás? O que esperar do clima na próxima estação

Inverno de 2024 vai ser frio em Goiás? O que esperar do clima na próxima estação

Com o fim do El Niño e irregularidades de chuvas, especialistas acreditam num inverno mais crítico.

O inverno começa oficialmente em 21 de junho de 2024, mas, quem quer plantar, colher ou viajar já pode ter uma ideia de como será o período em Goiás. Antes das temperaturas caírem e do fim definitivo das chuvas, a segunda semana de maio será de queda de umidade e de temperaturas que podem chegar a 33°C em Goiânia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou ao g1 que os prognósticos indicam que o fenômeno do El Niño já deve entrar em neutralidade em maio.

Isso significa que, “a princípio, teremos um inverno um pouco mais crítico, com estiagem, pois tivemos muita irregularidade nas chuvas no ciclo 23/24”, explicou Amorim. A tendência é de temperaturas médias acima do normal e não há perspectiva de chuva pelo menos entre os meses de junho a outubro, de acordo com o meteorologista.

Glauco Freitas, meteorologista do Inmet, informou que, se as previsões se confirmarem, a tendência é de um inverno mais frio do que do ano passado. “Mas, a princípio, o frio não deve chegar muito cedo”, declarou Freitas.

Baixa humidade

De acordo com o Inmet, a umidade do ar pode chegar a 25% em Goiânia, na segunda semana de maio. Na segunda-feira(6), as Regiões Sul e Sudeste estiveram em situação perigo potencial por baixa humidade, com o indicador variando entre 30% e 20%.

Alerta de baixa umidade do ar em Goiás em 6 de maio de 2024 — Foto: Reprodução / Inmet

O alerta do Instituto lembrou das instruções a serem seguidas pela população durante o período de queda da umidade:

– Beba bastante líquido;
– Evite desgaste físico nas horas mais secas;
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: G1 Goiás / Postado em 07/05/2024 06h01

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.