O que é Novembro Azul?
Após o término da campanha de Outubro Rosa, conscientização que busca informar as pessoas sobre o câncer de mama, chega a vez de iniciar o Novembro Azul, que fala sobre a prevenção do câncer de próstata. Esse tipo é o que mais atinge os homens no Brasil.
Essa campanha internacional teve início em 2003 na Austrália, mas com outro nome: Movember. Essa é a junção de duas palavras inglesas, a moustache (bigode) e november (novembro). A ideia deu certo e logo se espalhou por todo o mundo.
Novembro é o mês mundial do combate ao câncer de próstata e tem como objetivo conscientizar e alertar as pessoas para conhecerem melhor a doença, mas também sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce.
Além disso, o Novembro Azul também pretende quebrar tabus, já que o exame de próstata é tratado de maneira preconceituosa pela comunidade masculina. Tudo isso porque o exame clínico é feito através de um toque retal, ou seja, para identificar inicialmente, o urologista toca a próstata com o dedo com o intuito de notar alguma irregularidade.
Novembro foi escolhido porque no dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. E desde o primeiro dia até o último, ações são criadas em todo o país para alertar sobre os riscos da doença.
O que é a próstata?
Próstata é um órgão que compõe o sistema reprodutor dos homens. Essa parte do corpo tem o tamanho similar ao de uma castanha, fica localizada embaixo da bexiga e está em torno da uretra. Essa glândula tem um importante papel na reprodução, pois libera um líquido criado no momento da ejaculação, garantindo a viabilidade dos espermatozoides.
A próstata sofre um aumento benigno (sem gravidade) conforme os homens envelhecem. Esse crescimento pode ser visto em idosos de mais de 70 anos e incomoda a uretra, impedindo a passagem correta da urina. A próstata também é o lugar em que é observado o desenvolvimento do câncer, doença comum em homens com mais de 65 anos.
O que é o câncer de próstata e a importância do diagnóstico?
Câncer de próstata é a doença que mais atinge os homens em todo o Brasil. A ocorrência do câncer de próstata é bastante alta, mas ainda hoje esse assunto não é tratado de forma urgente pelos homens.
O câncer de próstata está totalmente ligado à idade dos pacientes. A grande maioria dos adultos que têm a doença tiveram o diagnóstico com 65 anos ou mais. Essa informação fez médicos do mundo todo entenderem que o câncer de próstata tem grande influência na expectativa de vida dos homens.
Fora a questão da idade, há outros fatores que têm relação com o surgimento da doença. Uma delas é o histórico familiar, ou seja, se um homem possui algum parente que descobriu o câncer de próstata, há grandes chances de desenvolver também.
O mau hábito alimentar também pode ser um grande causador da doença. Dietas ricas em gorduras, carnes, embutidos e produtos industrializados causam problemas à saúde, e a próstata poderá ser atingida.
Além do diagnóstico feito pelo toque retal, há também o exame de sangue conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é importante porque a próstata está localizada na frente do reto e, nesse exame, o urologista consegue ver a textura e tamanho dela. Vale lembrar que o exame é rápido e pouco incômodo.
Já o PSA é o exame de sangue que identifica a quantidade de uma enzima que tende a aumentar em caso de câncer de próstata.
A recomendação de médicos de todo o mundo é que o exame seja feito em homens a partir de 50 anos. Mas, se há histórico familiar da doença, 45 anos é a idade ideal para ir ao especialista.
O tratamento do câncer de próstata é feito com cirurgia e radioterapia.
Qual o impacto do câncer de próstata na vida das pessoas?
O câncer de próstata, como você viu até aqui, pode ser diagnosticado precocemente e tem tratamento para sua cura. Porém, tanto os pacientes com a doença quanto os familiares e amigos que acompanham a recuperação sofrem alguns impactos durante todo o processo.
O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa chamada “Compreendendo a Sobrevivência do Câncer na América Latina” e foi atrás de saber como é o impacto do câncer de próstata para todos os envolvidos direta e indiretamente.
Durante as entrevistas com pacientes de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata, foram identificadas três vertentes impactantes na vida das pessoas:
– Consequências físicas, emocionais e socioeconômicas
– Mudanças no estilo de vida
– Atendimento oncológico
Alguns dos resultados coletados mostraram a importância do suporte emocional para todos os pacientes. Outro achado foi que, por mais que a doença seja extremamente difícil e perigosa, ela estreita laços familiares, de amizade e de toda a comunidade médica.
O impacto também atinge a rotina de pacientes, familiares e amigos, pois todos precisam remanejar suas agendas para dar a atenção necessária para a pessoa que tem câncer de próstata.
Como a conscientização e prevenção podem reduzir o câncer de próstata?
Prevenção e conscientização contra o câncer de próstata têm como objetivo principal manter a população informada sobre os riscos e tratamentos para a doença.
As campanhas de Novembro Azul sempre batem na tecla de que as pessoas precisam ter hábitos de vida mais saudáveis para diminuir as chances de adquirir a doença. É através dessas dicas que as pessoas ficam sabendo o que fazer e o que evitar em suas rotinas.
Como se prevenir do câncer de próstata com hábitos saudáveis?
Todo e qualquer hábito saudável tem impacto positivo direto em nosso corpo. Com o câncer de próstata, não seria diferente. Há uma lista simples de coisas a se fazer durante sua rotina para impedir que essa doença aconteça. São elas:
– Realizar atividades físicas regularmente
– Ingerir menos carne vermelha (de acordo com um estudo feito na Universidade de – Oxford, homens que evitam comer carne vermelha regularmente têm 20% menos de chances de desenvolver câncer de próstata)
– Consumir menos bebidas alcoólicas (o álcool é um produto cancerígeno e pode afetar o metabolismo de outras substâncias cancerígenas do corpo)
– Beber bastante água diariamente
– Parar de fumar
– Evitar produtos industrializados
A importância do urologista na prevenção e tratamento do câncer de próstata
O principal papel do urologista é atuar no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quando o profissional detecta a doença em seu estágio inicial, 9 em cada 10 casos tem tratamento bem-sucedido.
Além disso, o urologista pode, em alguns casos, solicitar exames de ressonância magnética multiparamétrica e biópsia prostática para refinar o processo de tratamento.
Urologistas são profissionais extremamente importantes e necessários na vida dos homens e devem sempre ser procurados caso os seguintes sinais estejam acontecendo em seu corpo:
– Coceira intensa na genitália
– Dor ao urinar
– Sangue na urina
– Dificuldades em ereção
Além desses sintomas, caso haja outros relacionados ao sistema urinário e reprodutor, procure um urologista o quanto antes.
Com a assinatura da Vale Saúde, além de urologistas, você terá diversas outras especialidades e exames diversos disponíveis em poucos cliques.
Neste Novembro Azul, lembre-se: a prevenção e a conscientização podem salvar a sua vida e de quem você mais ama também. Saiba agora mesmo mais detalhes sobre a assinatura da Vale Saúde!
Fonte: www.valesaude.com.br / Postado em 21 de outubro de 2024