NOTÍCIAS
Home Notícias Goiás Prefeitura promove encontro para seleção de voluntários interessados em acolher crianças afastadas temporariamente de suas famílias

Prefeitura promove encontro para seleção de voluntários interessados em acolher crianças afastadas temporariamente de suas famílias

Evento será realizado nesta terça-feira (27/2), às 19h, na sede administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), no setor Oeste

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promove nesta terça-feira (27/2), às 19h, palestra pública direcionada ao esclarecimento e seleção de famílias interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (Safa). O evento acontece na sede administrativa da Sedhs, localizada na Rua 8, número 558, Edifício Small Tower, no setor Oeste.

Em funcionamento desde o dia 23 de junho do ano passado, o serviço, segundo a titular da Sedhs Goiânia, Maria Yvelônia, é voltado às crianças e adolescentes que precisam ser afastadas temporariamente das famílias de origem por medida de proteção. “Goiânia é o primeiro município do Estado a ofertar um serviço nesses parâmetros”, ressalta.

Requisitos

Para participar do processo de seleção das famílias acolhedoras voluntárias do programa, é necessário atender aos seguintes requisitos: residir em Goiânia há pelo menos 1 ano, ter no mínimo 21 anos, concordância de todos os membros da família com o serviço, não estar inscrito no cadastro nacional de adoção e não apresentar antecedentes criminais.

Após o processo de seleção, as famílias voluntárias acolhem temporariamente crianças sob medida protetiva, oferecendo abrigo e proteção. O serviço tem como propósito oferecer cuidado de forma individualizada, romper ciclos de violência e oferecer vivência em outros ambientes afetivos, além de preservar, estabelecer, fortalecer vínculos, estimular a autoestima e melhorar o desenvolvimento físico e social das crianças.

“O Programa Safa representa a possibilidade de convivência familiar e comunitária em ambiente que garante atenção individualizada para a criança ou adolescente, evitando encaminhamento para alguma outra instituição”, completa Maria Yvelônia.

Os interessados em participar da palestra pública podem se inscrever por meio do endereço eletrônico: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1-TnD9f-aCRRmmO2TuetpBk4fG3W3sh7DA78ipzD8a0y1hg/viewform.

De acordo com o coordenador geral do Safa, José Neto dos Santos, o serviço tem um papel importante no acolhimento de crianças. “Nosso intuito é mostrar a importância desse acolhimento estruturado, ofertando um lar saudável e protegido, com pessoas preparadas. Um projeto como esse fortalece nossa rede de apoio aos mais vulneráveis”, destaca.

Cadastro de famílias interessadas em participar do projeto:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfX-wubJy1LPH-caaxe3mdsmphvqRwDb5nVrvnPW1K3RAcI4A/viewform.

Fonte: www.ojornalismo.com.br / Postado em 26 FEV, 2024

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.