NOTÍCIAS
Home Notícias Goiás Prefeitura viabiliza equipes para acompanhar denúncias de exploração de trabalho infantil em vias públicas da Capital

Prefeitura viabiliza equipes para acompanhar denúncias de exploração de trabalho infantil em vias públicas da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), por meio de suas equipes de abordagem social e conselhos tutelares, realiza visita in loco para averiguar real situação das denúncias recebidas, a fim de sanar qualquer tipo de exploração infantil e maus-tratos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), juntamente com as equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) e dos Conselhos Tutelares, realiza trabalho de identificação, abordagem e encaminhamento social mediante denúncias de crianças e adultos perambulando pelas vias públicas da Capital.

“Nossas equipes são preparadas para atender este tipo de chamado e vão in loco averiguar o que está acontecendo e providenciar o encaminhamento cabível, a fim de sanar qualquer tipo de exploração infantil e maus-tratos”, pontua a secretária da pasta, Maria Yvelônia.

Segurança e Direitos

De acordo com o artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever de todos prevenir a ocorrência de possíveis ameaças ou violações de direitos das crianças e adolescentes. Crianças vendendo produtos em semáforos, recolhendo recicláveis nas vias, circulando em ambientes inapropriados são algumas situações típicas de violação de direitos e abusos.

Ao ter conhecimento de alguma situação que envolva violação de direitos é imprescindível que se denuncie os fatos aos órgãos competentes. São eles o Poder Judiciário (Juiz de Direito e Divisão de Agentes de Proteção do Juizado da Infância e da Juventude), Ministério Público e o Conselho Tutelar.

De acordo com a presidente do Colegiado dos Conselheiros Tutelares de Goiânia, Érika Reis, a iniciativa de averiguação e abordagem das equipes busca conscientizar sobre a garantia de direitos das crianças e adolescentes. “É uma ação de combate à exploração do trabalho infantil e às situações de riscos e vulnerabilidade que ameaçam a segurança dessas crianças e adolescentes. Precisamos unir forças para protegê-los e ampará-los”, ressalta Érika.

Denúncia

A população pode fazer a denúncia de forma anônima pelo Disque 100 ou nas unidades dos Conselhos Tutelares. Em Goiânia, a Prefeitura disponibiliza seis conselhos tutelares. Eles funcionam de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos, feriados e período noturno, atendem por meio de plantão.

As unidades Noroeste, Oeste e Campinas atendem pelo telefone de plantão (62) 981452630. Já os conselhos das regiões Norte, Leste e Centro-sul atendem pelo número (62) 984028202.

Fonte: www.ojornalismo.com.br / Postado em  01 MAR, 2024

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.