NOTÍCIAS
Home Notícias Geral Regra do INSS pode deixar a aposentadoria 40% menor?

Regra do INSS pode deixar a aposentadoria 40% menor?

A Reforma da Previdência trouxe uma grande mudança que possibilitou a redução de até 40% do valor da renda obtida pelo segurado do INSS

Aprovada em 2019, a Reforma da Previdência alterou diversas regras relacionadas a benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, o cidadão que almeja se aposentar deve se planejar para evitar prejuízos.

Diante disso, a reforma trouxe uma grande mudança que possibilitou a redução de até 40% do valor da renda obtida pelo segurado. Assim, essa alteração impacta os segurados que irão solicitar a aposentadoria por idade.

A medida limitou o fator previdenciário somente à regra de transição do pedágio de 50%. Contudo, até então, o cálculo levava em conta uma estimativa do tempo em que a pessoa receberia a aposentadoria, de acordo com sua idade, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, o benefício era calculado considerando a média dos salários obtidos pelo trabalhador a partir de julho de 1994, excluindo os 20% menores. Assim, essa exclusão permitia um aumento no valor do benefício final concedido. Pois, as remunerações mais baixas não eram incluídas na conta.

Após a Reforma da Previdência

Atualmente, o INSS utiliza 60% da média de todos os salários, mais 2% para cada ano trabalhado, contabilizados a partir dos 20 anos de contribuição para homens, e dos 15 anos para mulheres. Entretanto, apenas quem se enquadra na regra do pedágio de 100% pode se aposentar com 100% da média das contribuições desde julho de 1994.

Dessa forma, em 2022, a aposentadoria por idade é disponibilizada aos homens com pelo menos 20 anos de contribuições e idade mínima de 65 anos. Já as mulheres devem ter no mínimo 62 anos de idade e 15 anos de recolhimento.

Portanto, além da idade mínima, o segurado deve se atentar ao tempo de contribuição. Sendo que na maioria dos casos, é preciso trabalhar um pouco mais para se aposentar com um benefício mais vantajoso.

Simulação

Em síntese, o ideal é que antes de se aposentar o cidadão procure um especialista previdenciário. Com o intuito de descobrir se vale mais a pena se aposentar com um valor menor ou trabalhar por mais alguns anos.

Ademais, o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) dispõe de uma calculadora, onde pode ser feita uma simulação da aposentadoria conforme cada regra existente.

Fonte: www/seucreditodigital.com.br / Postado em 31/08/2022 20:00

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.