NOTÍCIAS
Home Notícias Concursos e Emprego Saiba como fugir das fraudes na hora de procurar emprego

Saiba como fugir das fraudes na hora de procurar emprego

Golpe do exame admissional

No golpe do exame admissional, criminosos se passam por recrutadores de grandes empresas e entram em contato com candidatos em busca de emprego. Geralmente, eles fazem isso por meio de mensagens SMS ou WhatsApp, após coletarem dados dos candidatos em portais de emprego online como Infojobs, Catho e Vagas.com.

Os golpistas simulam um processo seletivo real, muitas vezes informando ao candidato que ele foi “pré-aprovado” para a vaga. Em seguida, solicitam o pagamento de uma taxa para a realização do exame admissional, alegando que o valor será reembolsado após a contratação.

No entanto, é importante lembrar que a empresa é obrigada a arcar com todos os custos do exame admissional, conforme o Art. 168 da CLT. Desconfie de qualquer proposta que exija o pagamento antecipado pelo candidato.

Como se proteger do golpe do exame admissional:

Desconfie de ofertas de emprego que parecem boas demais para ser verdade. Se a proposta salarial for muito alta ou se o processo seletivo parecer muito rápido e fácil, há chances de ser um golpe.

Verifique a autenticidade da empresa. Antes de entrar em contato com qualquer recrutador, pesquise a empresa na internet e verifique se ela realmente existe. Desconfie de empresas que não possuem site oficial ou redes sociais.

Tenha cuidado com o tipo de contato. Golpistas geralmente preferem entrar em contato por SMS ou WhatsApp, pois é mais difícil rastreá-los. Empresas sérias geralmente fazem o primeiro contato por e-mail ou telefone.

Nunca faça pagamentos antecipados. A empresa é obrigada a pagar pelo exame admissional. Se um recrutador solicitar qualquer pagamento antecipado, interrompa o contato imediatamente.

Denuncie o golpe. Se você for vítima do golpe do exame admissional, denuncie o caso à polícia e também ao Ministério do Trabalho.

Lembre-se:

– Fique atento e tenha cuidado ao procurar emprego.
– Não forneça seus dados pessoais a estranhos.
– Confie apenas em canais oficiais de comunicação das empresas.
– Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a empresa pelo site oficial ou telefone.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br / postado em 15/04/2024 às 08h11

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.