NOTÍCIAS
Home Notícias Goiás Senac Goiás lança o primeiro curso técnico em Inteligência Artificial do Brasil; saiba como participar

Senac Goiás lança o primeiro curso técnico em Inteligência Artificial do Brasil; saiba como participar

Cadastro pode ser feito até o dia 10 de maio. Inicialmente será disponibilizado 90 vagas.

O Senac Goiás lança o primeiro curso técnico em Inteligência Artificial do Brasil nesta terça-feira (16). A apresentação do curso será realizada no prédio da Fecomércio, localizado na Avenida 136, no Setor Marista, em Goiânia, das 8h30 às 12h.

O início do processo seletivo para o curso começa no dia 16 abril e termina no dia 10 de maio. Os interessados nas vagas podem fazer o cadastro por meio do site do Senac. Serão ofertadas turmas comerciais e gratuitas.

Segundo a instituição, as entrevistas presenciais iniciarão no dia 20 de maio, por meio de agendamento, e serão feitas pelos próprios instrutores do Senac. O resultado será publicado no site do Senac no dia 1° de julho.

Inicialmente será disponibilizado 90 vagas, sendo 30 para o matutino, 30 para o vespertino e 30 para o noturno. A previsão para o início das matrículas é para junho deste ano. As aulas terão início em 20 de agosto de 2024.

A instituição informou que o curso contará com grandes parcerias de multinacionais tecnológicas como a Amazon Web Services (AWS), Nvidia, Microsoft, Red Hat e Google Cloud. O curso será 100% Hands On, ou seja, uma metodologia que torna o aluno protagonista do próprio aprendizado com experiências totalmente práticas, que capacitam o estudante para desenvolver projetos em que é preciso criar, planejar e executar colocando a ‘mão na massa’.

De acordo com o coordenador de programas finalísticos de tecnologia da informação do Senac Goiás, Prof. Stéfany Mendes Souza, o sistema a ser utilizado é a Unidade de Processamento Gráfico (GPU) Nvidia A16. Ele destaca que essa é uma solução poderosa para computação de alto desempenho, projetada para atender às demandas mais exigentes em processamento gráfico e computação paralela.

O coordenador informou que com uma arquitetura avançada e recursos inovadores, a GPU A16 oferece um desempenho excepcional em uma ampla gama de aplicações, desde visualização 3D até aprendizado de máquina e inteligência artificial. Inicialmente, o Senac Goiás pretende adquirir três GPUs, que serão instaladas em servidores de alto desempenho, com o fabricante sendo um parceiro homologado pela NVIDIA. As negociações iniciais estão sendo conduzidas com os fornecedores DELL, LENOVO, NUTANIX e VONK.

A instituição planeja adquirir inicialmente três soluções desse tipo. O coordenador explica que essa solução (GPU + Servidor) é extremamente necessária para a execução do curso, pois permitirá que os alunos apliquem algoritmos de Inteligência Artificial em suas respectivas aplicações, como redes neurais artificiais, Machine Learning, Deep Learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, entre outras unidades curriculares do curso.

Fonte: G1 Goiás / Postado em 16/04/2024 08h13

COMENTÁRIOS: Os comentários representam a opinião de seus autores, e não da União Geral dos Trabalhadores.